A Central de Atendimento da OAB/SC tem feito diferença no atendimento à advocacia, tirando dúvidas relacionadas aos programas eletrônicos do judiciário, realizando atividades de cadastramento de biometria e até entregando credenciais. Esse trabalho tem gerado valor para os advogados e advogadas de Santa Catarina, uma vez que nove, a cada 10 advogados, avaliaram com nota máxima o atendimento da Central.
Pela qualidade no atendimento, no ano de 2020, a Central foi contemplada pela classe com a nota 9.3 de satisfação. O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, enfatiza que esse é mais um compromisso do Programa Mais Advocacia: “Ter eficiência através da inovação foi uma das nossas apostas para atender bem os donos desta casa: os advogados e advogadas catarinenses”, declarou.
O setor, inclusive, teve um papel fundamental neste momento de pandemia, quando passou a ter uma atuação ainda mais significativa. Principalmente, entre março e maio de 2020, quando o atendimento foi disponibilizado de maneira totalmente on-line, o que foi possibilitado pela resolução 07/2020.
“Os atendimentos presenciais passaram a ser agendados, em razão das restrições sanitárias impostas pelas autoridades da Saúde, com o fito de se evitar aglomerações e consequentemente evitar o contágio, preservando a saúde dos advogados(as), estagiários(as) e colaboradores da Casa”, confirmou Isolde Hammerschimitt, coordenadora da Central.
Também foi priorizado o atendimento drive-thru, mediante agendamento prévio, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. “Esse serviço está sendo muito elogiado pela grande maioria dos advogados, considerando a gravidade da pandemia, em especial a partir do mês de março deste ano”, destacou a coordenadora.
Para a ouvidora-geral da Ordem catarinense, Janaína Guesser Prazeres, a equipe da Central é extremamente competente e comprometida. Segundo ela, essas características, somadas à integração com os demais setores da Seccional, resultaram em um serviço ágil e de qualidade aos advogados.
“Todos esses fatores foram decisivos para alcançarmos esse belo índice de satisfação. Para nós é mais que reconhecimento, é uma alegria saber que atendemos a contento a advocacia Catarinense. Sou grata ao presidente Rafael pela oportunidade de fazer parte desse projeto. Foi um presente”, enfatizou.
Qualidade no atendimento é reconhecida
A Central de Atendimento da OAB/SC tem feito diferença, a exemplo da advogada trabalhista Vanessa Cristina Bonfim. Em 1º de julho deste ano, ela se viu completamente desamparada, após encontrar problemas para realizar um protocolo no Processo Judicial eletrônico (PJe). “Toda vez em que eu vou fazer um protocolo, eu passo duas horas fazendo a petição e cinco dias para fazer o protocolo, porque o sistema trava, não funciona, não sobre, não lê, não conecta”, reclamou.
A advogada contou que já estava na data limite para realizar o procedimento e que passou o dia inteiro tentando contato com o suporte do PJe. “Eu ligava no PJE, desde as 9h ligando e ninguém me atendia. Mandei e-mail e ninguém me retornou. Liguei para o juiz, pedi uma dilação de prazo e ele não deu, liguei para a secretaria do Fórum e não deu certo. Falaram que eu podia fazer o protocolo pelos Correios, mas já era 16h57”, detalhou.
Vendo que o problema estava longe de ser resolvido, ela se lembrou da Central de Atendimento da Seccional. Vanessa destacou que foi prontamente atendida e ainda reforçou que a resolução do problema se deu com a simples autorização de um software em seu computador, guiada pelo colaborador Thiago. “Ele conseguiu me ajudar em cinco minutos e eu consegui fazer o meu protocolo”, revelou.
Para ela, que se diz completamente dependente do Canal, o atendimento tem sido impecável. “E espero que continue assim. As pessoas são devidamente qualificadas, a gente dificilmente aguarda muito tempo para ser atendida, a não ser nos dias de pico. São todos muito educados, gentis e estão sempre prontos para nos atender”, concluiu.
Estrutura
A equipe é formada por 12 colaboradores, e atendemos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, por meio do chat no site da Seccional, e-mail centraldeatendimento@oab-sc.org.br ou telefone (48) 3239-3500.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC