O auditório da OAB Santa Catarina foi palco, nesta terça-feira (16), da última solenidade de entrega de credenciais de 2025, marcando oficialmente a recepção dos novos profissionais recém-formados que passam a integrar a advocacia catarinense. A cerimônia ocorreu no auditório da Seccional e foi conduzida pelo presidente exercício da OAB/SC, Óliver Jander Costa Pereira, que deu as boas-vindas aos 20 novos(as) advogados(as), ressaltando o papel institucional da Ordem no acolhimento e na trajetória profissional daqueles que iniciam a carreira jurídica.
“Eu quero aqui dar os parabéns para todos vocês que conseguiram alcançar esse marco, que atingiram esse objetivo, cada um aqui sabe de tudo o que passou pra chegar até aqui hoje e receber a tua credencial. Então realmente valorizem e valorizem não só aqui, mas valorizem o dia a dia das profissões de vocês, do exercício profissional. Não abram mão de honorários, não aviltar seus próprios honorários, não abram mão de prerrogativas profissionais com muito foi dito aqui e não abram mão da ética”, enfatizou Óliver Jander Costa Pereira, presidente em exercício da OAB/SC.
Orientação, apoio e benefícios da OAB/SC
Na ocasião, os novos profissionais conheceram a estrutura de apoio e os benefícios oferecidos pela OAB/SC e pela CAASC. Cada um recebeu o CAASC Experience, contendo o “Meu Primeiro Certificado”, que disponibiliza tokens e certificados digitais essenciais para a assinatura eletrônica e a autenticação de documentos, contribuindo para mais agilidade, segurança e eficiência no exercício da advocacia. Além disso, puderam também ter acesso aos 50% de desconto na anuidade, oferecido a quem passa integrar os quadros da Ordem.
“Sejam bem vindos(as) a essa Casa, que é a Casa de vocês. Participem das comissões temáticas, participem do Sicoob Advocacia, da OABPrev e de tudo que a OAB tem a oferecer, mas não se esqueçam, eu como diretor de prerrogativas, peço a cada um de vocês. Defendam a lei, defendam as prerrogativas e estamos aqui para lhes auxiliar no que for possível”, destacou Rui Cesar Voltolini, diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização Profissional da OAB/SC. .
“E hoje estão tão próximos, nessa caminhada, olhando para atrás, tão próximos daquele dia tão sonhado de receber a credencial e a partir daqui sair já se sentindo de fato advogado(a).”, comentou Jorge Mazera, diretor de Relacionamento com a Justiça Federal da OAB/SC.
“A Jovem Advocacia corresponde a 60% da advocacia de Santa Catarina, então nós somos a maioria. Esse é um momento muito especial de início de profissão, mas também é um momento que a gente se depara com uma série de desafios: instabilidade, insegurança no início da profissão. Ciente disso que a OAB criou essa diretoria pela 1ª vez nessa gestão, uma diretoria que está trabalhando com todos esses braços de OAB aqui que conversaram com vocês.”, afirmou Isadora Barth, diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC.
“Uma Seccional que é referência no país. Eu digo porque no Conselho Federal da OAB, acompanhamos os trabalhos dos outros colegas nas outras Seccionais, mas a nossa tem levado o apoio, o acolhimento aos jovens advogados e a toda advocacia catarinense de Leste a Oeste, de Norte a Sul”, informou Herta de Souza, conselheira federal e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC.
“Integrando as comissões faremos networking, nós iremos adquirir conhecimento, nós trocaremos experiências”, destacou Margareth Hernandes, coordenadora-adjunta das Comissões Temáticas da OAB/SC.
“A Jovem Advocacia corresponde a 60% da advocacia de Santa Catarina, então nós somos a maioria. Esse é um momento muito especial de início de profissão, mas também é um momento que a gente se depara com uma série de desafios: instabilidade, insegurança no início da profissão. Ciente disso que a OAB criou essa diretoria pela 1ª vez nessa gestão, uma diretoria que está trabalhando com todos esses braços de OAB aqui que conversaram com vocês.”, afirmou Isadora Barth, diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC.
"Vocês não estão aqui apenas ingressando formalmente nos quadros da Ordem, mas agora vocês fazem parte de uma instituição que é comprometida, principalmente com a defesa intransigente da cidadania.", comentou Alessandra Carioni, presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SC e representante da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC.
“A ideia das comissões é justamente essa e eu acredito especificamente que a na Jovem Advocacia é unir pessoas que estão com as mesmas intenções, vivendo a mesma situação, o mesmo cenário.”, explicou André Brito, secretário da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC.
“Por que não ter uma cooperativa da advocacia? E foi feito e essa cooperativa cresceu demais e hoje, aos 21 anos, é um exemplo”, afirmou Elio Frozza, presidente do Sicoob Advocacia.
“Vai chegar o momento em que talvez as forças não sejam mais suficientes, o cansaço seja grande e vocês terão que pensar ‘eu preciso cuidar de mim também’ e a CAASC ta aqui pra isso. Para dar o suporte ao advogado(as)." finalizou Talia Tumelero, diretora de Saúde da CAASC.
Integração ao Sistema OAB
Antes da tradicional entrega de credenciais que simboliza o rito de passagem e o início da carreira na advocacia, os jovens advogados foram recepcionados no corredor superior da Seccional, onde puderam tirar fotos profissionais, conversar com os colegas e aprender um pouco mais sobre o Sistema OAB.
Na oportunidade, também foram recebidos no Plenário da Ordem, com representantes da diretoria, da ESA/SC, CAASC, OABPrev, Sicoob, Diretoria de Iniciação Profissional e Comissão da Jovem Advocacia. Para finalizar, o presidente em exercício, Óliver Jander Costa Pereira os recebeu em gabinete para um diálogo direto e com conselhos valiosos para o início da atuação profissional.



