História
A Ordem dos Advogados do Brasil foi criada em 1930. Tem como objetivo "defender a constituição, a ordem jurídica do estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social e a pugnação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas". Seu objetivo também é "promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil" (Ordem dos Advogados do Brasil, 2001, p.57).
Cabe à Ordem representar em juízo e fora dele, os interesses gerais da classe dos advogados e dos indivíduos, relacionados com o exercício da profissão. É constituída pelo Conselho Federal, Conselhos Seccionais, Diretorias das Subseções e Assembleias dos Advogados.
Em Santa Catarina, no dia 04/04/1933, na cidade de Florianópolis, na sala dos advogados, cedida pelo Tribunal de Apelação (TJ), localizada na Praça Pereira Oliveira, achando-se presentes os membros do Conselho Provisório para a organização da Ordem dos Advogados do Brasil, por força do Decreto n. 22.039, de 1º de novembro de 1932, artigo 105, que deu vida legal à corporação dos advogados no país.
Dissolvida a comissão provisória, foi eleita a primeira diretoria do Conselho Seccional, composta dos doutores: Nereu Ramos, Presidente; Edmundo Acácio Moreira, Vice-Presidente; Pedro de Moura Ferro, 1º Secretário; João Bayer Filho, 2º Secretário e Affonso Wanderley Júnior, Tesoureiro.
Em 1936, quando Nereu Ramos era interventor no Estado, nomeado por Getúlio Vargas, a OAB de Santa Catarina, ganhou nova sede, à Rua Felipe Schmidt, 38, sobrado, local onde funcionava a Faculdade de Direito.
Nos anos 1950, a OAB de Santa Catarina mudou-se para a Rua Trajano nº 1, 3º andar, Edifício do Montepio do Estado, em salas cedidas pelo Governo do Estado.
Em 1980, a OAB/SC instalou-se em outra sede, à Rua Padre Miguelinho, 21, no velho casarão construído em 1922, próximo da Catedral Metropolitana. E em 08/12/1995 a atual sede da OAB Santa Catarina foi inaugurada.