A diretoria da Softplan, empresa que desenvolveu o sistema de peticionamento eletrônico do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o e-SAJ, esteve na sexta-feira (21) no Colégio de Presidentes de Subseções, que ocorreu no fim de semana em Palhoça. Acompanhados da presidente da Comissão de Inclusão Digital, Juliana Foggaça, eles fizeram uma exposição sobre as constantes instabilidades no sistema, que prejudica o trabalho da advocacia e vem sendo alvo de queixas frequentes por parte da categoria. Por decisão unânime, o Colégio de Presidentes decidiu que irá cobrar providências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, foi aprovada uma moção de repúdio pela ausência do TJSC no encontro, mesmo após confirmação de presença de um representante.
Segundo os executivos da Softplan, mais da metade dos problemas verificados nos últimos dias ocorreram por falhas na operadora de serviços de telecomunicações que presta serviços ao TJSC, que já estaria providenciando um suporte alternativo, para eventualidades. Questionado sobre os motivos de o mesmo sistema não apresentar problemas em outras Seccionais, o diretor executivo Ilson Stabile explicou que isso ocorre devido à diferença entre os contratos. “Em SP, por exemplo, temos um contrato que prevê uma equipe de apoio interna no TJ, e que em caso de problemas consegue intervir rapidamente. Em SC, nosso contrato não prevê isso”, disse.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC