Na tarde desta quarta-feira (28), o diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB/SC, Rui Cesar Voltolini, o procurador-geral de Defesa das Prerrogativas da Seccional, Rafael Siewert e o conselheiro Kauã Firmino reuniram-se com a secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI), Danielle Amorim, na sede da Secretaria, para tratar de pautas relacionadas ao exercício profissional da advocacia no sistema prisional.
Durante o encontro, foram discutidos temas recorrentes da pasta, como os procedimentos de revista, o atendimento nas unidades prisionais e a prioridade no atendimento aos advogados e advogadas no exercício de suas funções. As questões abordadas refletem demandas frequentes da classe e impactam diretamente o pleno exercício das prerrogativas profissionais.
Um dos principais encaminhamentos da reunião foi a proposta de criação de um canal direto de comunicação entre a Central de Prerrogativas da OAB/SC e a SEJURI. A iniciativa busca dar mais agilidade à resolução de demandas e facilitar o diálogo institucional.
Para a OAB/SC, o fortalecimento da comunicação entre as instituições é fundamental para assegurar o respeito à advocacia e contribuir para o bom funcionamento do sistema de Justiça, reafirmando o compromisso da Ordem com a defesa intransigente das prerrogativas e com o diálogo permanente com o Poder Público.
“O diálogo com a Secretaria é fundamental para garantir que as prerrogativas da advocacia sejam respeitadas no dia a dia das unidades prisionais. Nosso objetivo é buscar soluções práticas, que assegurem o exercício profissional dos advogados e advogadas e evitem situações que possam comprometer o direito de defesa”, cita Rui.
“A criação de um canal direto de comunicação é um passo importante para dar mais rapidez às demandas da advocacia. Esse diálogo permanente ajuda a prevenir violações de prerrogativas e garante que eventuais problemas no sistema prisional sejam tratados com mais eficiência e respeito ao exercício profissional”, complementa Rafael.
Também participaram da reunião Maicon Ronald Alves, diretor-geral da Polícia Penal e Samira Lopes da Silva Cardoso, diretora-geral adjunta do órgão.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


