A Cartilha de Mediação e Arbitragem, desenvolvida pela Comissão da Seccional Catarinense, foi enviada a todos os advogados do Estado, que a receberam com bons olhos. Os métodos extrajudiciais de conflitos, em especial a conciliação, a mediação e a arbitragem vêm ganhando cada vez mais espaço na sociedade e no mundo jurídico. Menos burocráticos e mais informais, propõem-se a resolver conflitos de forma mais rápida e com mais efetividade.
Por essas e outras razões, os advogados já sentem a necessidade de se inteirarem do tema, para melhor assistirem seus clientes. E assim começou a história da Cartilha, que veio para esclarecer, aos advogados, dúvidas e também reflexões sobre estas formas não judiciais de solucionar conflitos.
Ainda, a Cartilha tem por escopo desmitificar a equivocada noção de que tais métodos excluem a participação do advogado, que, pelo contrário, são muito importantes a todos os procedimentos. Imprescindível que os profissionais do direito façam-se presentes, tanto na esfera judicial quanto na extrajudicial.



