Setembro Amarelo: CAASC alerta sobre importância de buscar ajuda

19/09/2019 - Geral

WhatsApp Image 2019-09-18 at 19.04.56.jpeg

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, a data foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, em conjunto com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria.
A Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina abraça essa causa, oferecendo atendimento nas áreas psicológica e psiquiátrica com diversos profissionais e clínicas especializadas em todo o estado.
Em Florianópolis, a CAASC disponibiliza consultas com psicóloga na Clínica Médica Ademar Adão, localizada no centro da cidade. Advogados, advogadas e dependentes têm desconto de 50% no serviço.
Para verificar os profissionais e clínicas conveniados nas demais cidades, basta consultar o site da CAASC ou entrar em contato com o setor de Convênios pelo telefone (48) 3239- 3536.
Outra ação realizada pela CAASC desde o início da gestão é o Programa pela Saúde Mental da Advocacia, projeto que atende às disposições do Provimento 186 do Conselho Federal da OAB, criado em novembro do ano passado, que institui o Plano Nacional de Prevenção das Doenças Ocupacionais e da Saúde Mental da Advocacia. A finalidade é fomentar os cuidados com a qualidade de vida cognitiva ou emocional dos profissionais da advocacia.

“É urgente darmos a devida atenção à saúde mental e estimularmos nossos colegas advogados e advogadas a identificarem tais problemas, muitas vezes silenciosos, mas sempre tão sérios. O desgaste decorrido da rotina intensa da profissão é inevitável. A CAASC tem a missão de cuidar dos nossos advogados e advogadas e seus familiares”, explicou a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio.
Ajuda
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é um transtorno mental comum e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Em 2018, estima-se que 300 milhões de pessoas foram afetadas por essa condição.
Uma das formas de auxílio para quem necessita são os grupos de apoio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV) – que presta serviço de apoio emocional e de prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita. A conversa é sigilosa e pode ser realizada por telefone, email e chat 24 horas todos os dias no site www.cvv.org.br ou pelo telefone 188.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias