Com o compromisso de interiorizar a OAB Santa Catarina, nesta tarde (16), o presidente interino da Ordem catarinense, Rafael Búrigo Serafim, com o presidente do CFOAB em exercício, Rafael de Assis Horn e o presidente da Subseção de Criciúma, Alisson Murilo Matos, realizaram o descerramento de uma placa que simboliza a transferência das sedes do Conselho Federal da OAB e do Conselho Estadual para a Subseção de Criciúma, ocorrida nesta terça-feira.
A cerimônia, realizada na sede da Subseção local, contou com a presença de membros do Conselho Estadual da Ordem catarinense, autoridades e lideranças de Criciúma, membros da Diretoria da Subseção, presidentes de Subseções e advogados da região.
“Muito mais do que uma placa, muito mais do que um simbolismo, isso demonstra a força da nossa advocacia de Criciúma. Isso demonstra que Criciúma não nasceu pra ser coadjuvante. Nós somos protagonistas. O País e o Estado sabem que nossa cidade, sediou hoje, o Conselho Federal da OAB e a OAB Santa Catarina. Isso é grandioso demais. Esse ato demonstra nossa força, nossa dedicação e nosso compromisso institucional. Essa construção coletiva é muito relevante", enfatizou o presidente em exercício da OAB/SC, Rafael Búrigo Serafim.
“Esse momento registra a 1ª vez que a OAB Nacional vai estar sediada em um lugar que não é uma Capital, o que é muito importante para nós nessa gestão, pois marca uma gestão de interiorização. Também, pela 1ª vez, Criciúma é a sede da OAB Santa Catarina. É um momento muito marcante para todos nós”, afirmou o presidente em exercício do CFOAB, Rafael de Assis Horn.
“Essa placa representa a todos(as) que serviram a nossa advocacia, representando o Sul do Estado. Há de se reconhecer, o gesto de nossa presidente, Cláudia Prudêncio, em conceder essa grande oportunidade a todos nós. Quero que esse momento fique registrado no coração de cada um dos advogados e advogadas, de toda a comunidade, de todos os cidadãos da nossa cidade, de todos os municípios que compõem nossa Subseção. É gigante a importância deste ato para toda a nossa região. Muito obrigado", destacou o presidente da OAB Criciúma, Alisson Murilo Matos.
“Participar deste ato histórico, onde Criciúma se torna a Capital Nacional e Estadual da Advocacia, local onde somos sempre muito bem acolhidos é muito importante. Muito mais que uma questão geográfica, tem um simbolismo muito forte, que é interiorização na prática, levando o que temos na Capital e nos grandes centros, para as demais regiões”, salientou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Após o descerramento da placa, o presidente em exercício da OAB/SC, Rafael Búrigo, anunciou o investimento de R$500 mil para a aquisição da sede campestre da OAB Criciúma, um passo significativo para a melhoria da infraestrutura e dos serviços oferecidos aos advogados locais.
Entrega de credenciais
Também durante o evento evento, foram entregues credenciais a cinco novos advogados e advogadas de Santa Catarina, marcando o início de suas trajetórias profissionais e reforçando a importância do papel da OAB/SC na integração e apoio aos novos membros da advocacia catarinense.
“Gostaria de deixar aqui, desde o início, os meus parabéns, vocês venceram. Vocês chegaram a este momento, ingressaram no curso de Direito, realizaram o exame de Ordem e foram aprovados. Vocês são a exceção e não a regra. Por isso, vocês são vencedores e vencedoras. Só quem chega neste momento sabe o nível de renúncia necessário e comprometimento necessário para chegar até aqui. Sejam muito bem vindos(as) à advocacia”, ressaltou o presidente em exercício da OAB/SC, Rafael Búrigo Serafim.
“Vocês devem levar em consideração alguns pontos importantes, o primeiro é fazer o que vocês gostam. A gama de áreas do Direito para serem estudadas é enorme, mas façam aquilo que os realiza. Vocês devem ter o prazer, de levantar todos os dias para ir ao seus escritórios, ir ao Fórum, fazendo antes de tudo, aquilo que gostam”, salientou o presidente interino do CFOAB, Rafael de Assis Horn.
“Tenho certeza que essa data ficará marcada em suas vidas. É a 1ª vez na história de nossa Subseção que temos a honra de, simbolicamente, sediar o nosso Conselho Federal e a nossa Seccional catarinense. Desejo que vocês tenham uma carreira de sucesso, que essa credencial seja um instrumento de realização profissional e pessoal. Façam parte da nossa OAB, componham as nossas Comissões, aqui, vocês terão a defesa de suas profissões, o maior acesso ao aprimoramento profissional e a valorização da profissão” , destacou o presidente da OAB Criciúma, Alisson Murilo Matos.
“Sejam bem vindos(as) à Casa da Cidadania, a Casa de vocês. A Caixa de Assistência é uma entidade que irá acompanhar vocês do início ao fim da carreira de cada um, seja na área da saúde, na área do lazer ou na estrutura profissional, com os escritórios compartilhados", salientou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC