O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, esteve nesta quinta-feira (28), no lançamento oficial da Câmara de Mediação e Arbitragem (CMAA) da Associação Empresarial de Florianópolis, ACIF.
Em seu discurso, Paulo Marcondes Brincas, ressaltou o momento político pelo qual atravessa o país e a possibilidade de mudanças culturais permanentes através da conciliação. “Sinceramente acho que isso tudo é muito bom. A corrupção não nasceu ontem, sempre houve no Brasil. A diferença é que o fato foi escancarado e o estamos enfrentando. Tenho a firme convicção de que o modelo de sociedade que vamos ter no futuro leva em conta uma forma de relacionamento e de trabalho voltada à solidariedade e à cooperação, e não mais ao individualismo que vivemos nos dias de hoje”, disse.
A OAB/SC incentivou a instalação da inédita CMAA, participando de uma comissão que reuniu especialistas para debater a viabilidade e manutenção do projeto. Assim, prestigiaram a solenidade o presidente da ACIF, Luciano Pinheiro; o presidente da recém-criada CMAA, Rodrigo Berthier; o presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SC, Marcelo Mesquita, e ainda representantes de outras Comissões, Conselheiros e Conselheiras da Ordem, além da comunidade jurídica da capital.
"Estou muito feliz em ver esse projeto concretizado. Temos tantas pessoas competentes no assunto atuando em prol dessa iniciativa. Muito me honra ser o presidente da CMAA. Estou na ACIF há tantos anos, que me sinto muito emocionado de verdade em estarmos juntos nessa noite para esse propósito", concluiu Rodrigo Berthier.
Na sequência Renato Stephan Grion, mestre pela Université Paris, palestrou sobre as vantagens da arbitragem como resolução efetiva de conflitos empresariais em diversas áreas e a necessidade de desenvolver a técnica em Santa Catarina, já difundida em outros estados brasileiros.
Já Fernanda Rocha Lourenço Levy, doutora em Direito pela PUC, destacou que a mediação é uma grande oportunidade para que os interessados construam coletivamente soluções viáveis. Falou também acerca da compatibilidade entre as duas temáticas, num cenário onde a mediação poderia ser usada de forma prévia nas resoluções de disputas em arbitragem.
Em Florianópolis, a Câmara de Mediação e Arbitragem da ACIF, conta com árbitros e mediadores especializados. A estrutura estará à disposição na própria Associação Empresarial e a expectativa é de que o Estado possa, em breve, estar no centro dos atendimentos realizados no Brasil e, assim, reconhecido pelos profissionais e pela própria sociedade como efetivo na resolução de conflitos extrajudiciais e com uma Câmara financeiramente competitiva.
Saiba mais visitando o site da Câmara de Mediação e Arbitragem da ACIF clicando aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC