A Seccional catarinense, por meio de sua Comissão de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima, realizou, nesta segunda-feira (10), o evento 'Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência Doméstica': "A Violência Psicológica e a Lei Maria da Penha". Na ocasião, a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, foi representada pela presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima, Denise Marcon.
O encontro contou com a participação dos palestrantes, Salete Silva Sommariva, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior, Ana Luisa Schmidt Ramos, Jádel Da Silva Júnior e Gabriela Jacinto Barbosa, para discutir e debater assuntos cruciais para o enfrentamento das violências contra mulheres e meninas. Os temas abordados incluíram “O trabalho da CEVID/TJSC no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas; Violência Psicológica contra mulheres e meninas; A Lei Maria da Penha; as Inovações legislativas e jurisprudência no âmbito da Lei Maria da Penha e a A Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade”.
“Esses temas são essenciais para compreendermos a profundidade e a complexidade da violência contra a mulher. A violência psicológica, em particular, é uma forma insidiosa de abuso que destrói a autoestima e a dignidade das vítimas, muitas vezes sem deixar marcas visíveis. Reconhecer e combater essa forma de violência e todas as outras é um passo fundamental para promover a verdadeira justiça e proteção para as mulheres. Eventos como esse são essenciais, por ser uma iniciativa na erradicação da violência doméstica e na promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todas as mulheres e meninas”, destacou a presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima, Denise Marcon.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC