A sexta-feira (16) finalizou sendo mais um dia de grande trabalho da Ordem catarinense. Lideranças das 53 Subseções e presidentes das Comissões da Jovem Advocacia estiveram reunidos para o 114º Colégio de Presidentes das Subseções e 3º Colégio dos Presidentes das Comissões da Jovem Advocacia. O evento, realizado em Canasvieiras - Florianópolis, também reuniu o presidente do TJSC, desembargador Francisco de Oliveira Neto, o Procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, membros da diretoria da Seccional e autoridades, que deliberaram e debateram pautas de grande relevância para toda a advocacia do Estado.
A presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, conduziu a abertura dos Colégios, juntamente com a presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia, Isadora Mello Guimarães Barth. Marcando o início do evento, o grupo Musicando na Ilha e a Escola de Dança Skiante, realizaram lindas apresentações, encantando todos os presentes.
“Uma das missões que eu tenho e sempre tive é fazer com que a jovem advocacia acredite, saiba que aqui estão as maiores lideranças do nosso Estado, mas que um dia, eles estarão sentados nesta cadeira onde cada um dos senhores estão. Como eles se sentirão protegidos? Com este “colo” que cada um de vocês está dando. Já que nós conseguimos ter essa fala, nossos jovens devem estar aqui, sendo ouvidos e cuidados, pois eles são nosso presente e futuro. Nós conseguimos fazer com que a nossa jovem advocacia se sinta pertencente ao nosso Sistema, abraçando mais uma de nossas missões nesta gestão. Que sigamos juntos, nesse trabalho que tanto nos apaixona, nessa causa tão valorosa para cada um de nós, de fazer mais, realizar mais, entregar mais e fazer a diferença. Obrigada por estarem aqui hoje e por toda dedicação e compromisso que cada um de vocês tem com a nossa Ordem e advocacia”, enfatizou a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.
"Foi por meio da Ordem, com interlocução com a Jovem Advocacia, que nós conseguimos o pleito que a advocacia precisava ter interlocução, aí veio o balcão virtual. Saber que cada um dos senhores tem a responsabilidade de ser porta- voz da advocacia local e, principalmente, a responsabilidade de transformar os sonhos de cada advogado do nosso Estado em realidade, para que nós possamos cumprir aquilo que nos comprometemos durante este mandato e trazer à advocacia catarinense mais avanços e mais futuro", destacou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.
“Nós, como Comissão da Jovem Advocacia, buscamos guiar e facilitar os primeiros passos daqueles que, por muitas vezes, não sabem qual rumo seguir dentro da nossa profissão, trabalhando para que todos tenham as mesmas oportunidades. Hoje nós somos a maioria, nós representamos mais de 77% da advocacia. Minha fala hoje não poderia ser outra senão, agradecimento, a você, presidente Cláudia e a toda a diretoria, pela confiança que depositou em mim e o seu olhar extremamente carinhoso e atencioso com a jovem advocacia catarinense. Mais do que meu agradecimento, vou deixar aqui meu pedido, para que sigamos unidos focados em nossa missão. Agradeço do fundo do meu coração a presença de vocês, o trabalho, dedicação e parceria”, salientou a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Isadora Mello Guimarães Barth.
“É muito importante a presença da Jovem Advocacia neste Colégio, para que possam começar a galgar os degraus, para que olhem para o lado e vejam seu presidente, sua presidente, como exemplo a ser seguido, ponderado e medido para que todos possam um dia estar aqui como presidentes e olhar com carinho para seus presidentes da Jovem Advocacia. O que vamos discutir aqui hoje são assuntos da mais alta importância, o Colégio é o órgão mais político da OAB, já que é a ponta da lança, da advocacia. Espero que os senhores e senhoras aproveitem bem essa experiência única”, ressaltou o vice-presidente da OAB/SC e coordenador dos Colégios de Presidentes das Subseções da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza.
"Vocês da Jovem Advocacia são a força que impulsiona a OAB Santa Catarina, e são a ponta de lança na defesa da nossa profissão, das nossas prerrogativas e dos nossos valores", ressaltou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Presença do presidente do TJSC, desembargador Francisco de OIiveira Neto e do Procurador-geral do Estado, Márcio Vicari
Entre as presenças no evento, estiveram o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Francisco de Oliveira Neto, que reiterou temas relevantes para os(as) advogados(as) do Estado, entre eles o Eproc, destacando suas funcionalidades e o que deve ser aprimorado, além de enfatizar o respeito do Poder Judiciário pela advocacia catarinense.
"A responsabilidade das senhoras e dos senhores aqui é muito grande, porque vocês são a OAB Santa Catarina e são grandes nomes da advocacia catarinense e brasileira. Essa OAB é a guardiã das prerrogativas, dos direitos,, tem o seu reconhecimento na Constituição Federal e não é pouca coisa estar presente na Constituição. Sempre reforço que quem exerce o poder, deve justificar o exercício do Poder, e é isso que temos sempre em mente em nosso Tribunal", afirmou o presidente do TJSC, Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto.
O Procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, também prestigiou o evento, onde salientou a parceria do Governo do Estado com a Ordem catarinense, que tem como resultado diversas conquistas e avanços.
“Gostaria de expressar a minha alegria de estar presente em mais um Colégio de Presidentes de Subseções, desta vez, com uma formatação diferente, que inclui também a Jovem Advocacia. Temos trabalho em conjunto, com a OAB/SC, com a presidente Cláudia e toda sua diretoria. Novamente me coloco à disposição de todos os colegas. Gostaria de parabenizar pelo desenvolvimento do trabalho que tem feito, com extrema eficácia naquilo que se propõe a realizar”, reiterou o Procurador-geral do Estado, Márcio Vicari.
“Sempre digo que não vamos longe sozinhos, como também não é possível realizar grandes feitos sem grandes parceiros. Muito do que temos feito, provém de um trabalho atento e cuidadoso com o diálogo, com a construção de pontes e com a interlocução entre todos os Poderes, como é o caso do TJSC e do Governo do Estado/PGE-SC. Ter hoje, a presença do desembargador Francisco de Oliveira Neto e do Procurador-geral, Márcio Vicari, é mais um reforço de que nosso trabalho tem dado certo e do prestígio da nossa OAB Santa Catarina, a qual todos e todas aqui, trabalham e amam diariamente.”, afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Ampliação do Programa de Mentoria da OAB/SC e cursos de Precificação de Honorários nas Subseções
Abrangendo o âmbito da Jovem Advocacia, foram debatidas importantes pautas que tratam sobre a aproximação do jovem profissional com a Seccional e com a advocacia na prática do dia a dia. Entre elas, a implementação do Programa de Mentoria da Ordem Catarinense para as Subseções, que tem o objetivo de proporcionar aos mentorados o conhecimento com a experiência de profissionais que já atuam no mercado, unindo advogados, acadêmicos e bacharéis que tenham interesse em contribuir e aprender.
Outra iniciativa apresentada trata sobre a realização de cursos de precificação de honorários nas Subseções, por meio da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC. Os honorários advocatícios são extremamente relevantes para uma advocacia de sucesso e de valor, por isso a sugestão de criação de cursos focados neste tema auxiliam em uma visão mais clara e assertiva da advocacia, para estabelecer valores justos e adequados para seus serviços, levando em consideração as peculiaridades e o mercado de cada região.
Outro ponto também ressaltado foram os atuais números da Comissão Estadual da Jovem Advocacia, que conta com 360 membros inscritos, mais de 6 mil seguidores nas redes sociais, com 54 Comissões Jovens Regionalizadas. Além disso, foram destacados as principais realizações da Comissão, entre elas o #Quartouuu; E-book - Iniciando na advocacia; Encontro da Jovem Advocacia; Visitando as Universidades; Curso de Iniciação à Advocacia; Banco de Oportunidades; Programa de Mentoria; Grupos de Estudo e Clube de Leitura; Audiência Simulada; Happy Hours; Campanha “Tempo de inscrição não define competência. Ao todo a Comissão da Jovem Advocacia da Seccional já realizou 277 eventos, contabilizando mais de 6 mil inscritos.
Apresentação dos novos benefícios em parceria com Hospital Albert Einstein - CAASC
A Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina apresentou, na oportunidade, os novos produtos disponíveis para a advocacia no Einstein Conecta, que agora abrange também o atendimento virtual para familiares; tele nutrição; especialidades e checkup executivo.
Compuseram a mesa diretiva: Cláudia da Silva Prudêncio, presidente da OAB/SC; Francisco de Oliveira Neto, presidente do TJSC; Márcio Vicari, Procurador-geral do Estado; Eduardo de Mello e Souza, vice-presidente da OAB/SC; Maria Terezinha Erbs, secretária-geral da OAB/SC; Thiago Degasperin, secretário-geral Adjunto da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, tesoureiro da OAB/SC; Caroline Rasmussen, tesoureira-adjunta da OAB/SC; Rafael de Assis Horn, vice-presidente do CFOAB; Isadora Mello Guimarães Barth, presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC; Pedro Cascaes Neto, Coordenador-geral das Comissões da OAB/SC; Douglas Anderson Dal Monte, diretor-geral da ESA/SC; Maurício Voos, membro honorário vitalício da OAB/SC; Adriano Zanotto, membro do honorário vitalício da OAB/SC; Cassiano Starck, presidente da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/SC; Tobias Klein, secretário-geral da Comissão da Jovem Advocacia; Maria Eduarda Passos, secretária-geral adjunta da Comissão da Jovem Advocacia; Alessandra Carioni, presidente da Comissão OAB Vai à Escola e Elisângela Muniz, presidente da AACRIMESC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC