Tomou posse como presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), nesta sexta-feira (10), o advogado Hélio Brasil. A nomeação, realizada pelo presidente da Ordem catarinense, Juliano Mandelli, no Plenário da OAB/SC, contou com a presença de membros da diretoria da Seccional, presidentes de Comissões, representantes de Instituições, autoridades, familiares e amigos.
O momento marca um novo capítulo no Tribunal, reconhecido por sua eficiência, transparência e dedicação. Ao órgão, cabe fiscalizar, por meio de suas oito Turmas distribuídas por todo o Estado, a atuação dos profissionais.
O presidente da Seccional enfatizou o papel de extrema relevância prestado pelo TED que trabalha de forma intransigente pela ética na advocacia. “Nossa profissão deve ser sempre norteada pela ética. Por isso, caso ocorra alguma infração, não hesitaremos em cortar na nossa própria carne. Da mesma forma, é importante destacar que a advocacia é um modelo de atuação ética com apenas 1600 processos num universo de 60 mil profissionais''.
"Gostaria de saudar o nosso empossado desta noite, um colega amplamente conhecido, com uma trajetória brilhante. Conselheiro estadual e federal, sua experiência certamente dignificará o nosso Tribunal de Ética e Disciplina. Mais do que isso, este momento simboliza tudo o que almejamos para o enfrentamento institucional que teremos nos próximos anos: a união da nossa classe. Essa união é representada por esta posse, e há algo que sempre nos une, que é o amor pela advocacia", disse o presidente interino da OAB Nacional, Rafael de Assis Horn.
"Hoje é um dia de agradecimento pela confiança, presidente Mandelli, depositada em nós para contribuir com o Sistema. Sempre trabalhamos na OAB de forma voluntária. O Tribunal de Ética tem a função, prevista em regulamento, de orientar, realizar estudos e palestras, para que os novos advogados, ao iniciarem suas carreiras, saibam o que pode ou não ser feito, seguindo o caminho correto. Nosso objetivo é orientar os colegas antes que algo aconteça que possa levá-los a serem punidos", salientou o novo presidente TED, Hélio Brasil.
"Digo que o trabalho realizado ali dentro, por toda a equipe, é um trabalho digno, correto e sério. Nos últimos três anos, resultou em quase 1.500 processos julgados e entregues, mostrando à advocacia de Santa Catarina que aqui existe um tribunal sério, que pune quando necessário e aplica as penalidades de forma justa. Cada uma das oito turmas contribui para que o Tribunal de Ética e Disciplina de Santa Catarina seja um dos melhores", destacou a ex-presidente do TED, Luciane Mortari.
“É uma grande satisfação e uma honra estar aqui representando o presidente Pedro. Estamos muito felizes por ver tantos amigos reunidos neste Plenário. Quero destacar, de forma breve, que o Hélio representa muito bem essa tarefa de união que sempre buscamos. Desde que começamos a planejar esta gestão. Em nome da nossa CAASC, desejo que você construa um trabalho grandioso, e tenho plena certeza de que você o fará com excelência”, comentou a diretora de Saúde da CAASC, Talia Tumelero.
Sobre o novo presidente do TED
Na OAB Santa Catarina, Hélio Rubens Brasil já exerceu os cargos de conselheiro Estadual (2004/2006 e 2007/2009) e conselheiro Federal da OAB/SC (2010/2012). Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduado em Direito Constitucional, Ciências Criminais, Direito Penal e Processo Penal, o advogado também exerceu os cargos de presidente da Associação dos Advogados Criminalistas (AACRIMESC) nos biênios 2013/2014 e 2015/2017 e presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM-SC) no período 2017/2021. É sócio do escritório Brasil Prazeres Advocacia Criminal e Empresarial.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC