Na tarde desta segunda-feira (5), a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve reunida de forma remota com o prefeito de Araranguá, César Antônio Cesa, com a diretora do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), juíza federal Erika Giovanini Reupke, e com o presidente da Subseção de Araranguá, Wolmar Alexandre Antunes Giusti, para discutir e alinhar os novos passos acerca do novo endereço para as instalações da UAA de Araranguá.
“Nossa população da região precisa desse olhar especial e atencioso da Justiça Federal. Graças a essa excelente interlocução da Prefeitura de Araranguá, com a Justiça Federal, com a OAB/SC e a Subseção de Araranguá, estamos chegando em um denominador comum, que vai fazer com que tenhamos um espaço adequado para atendimento à população. Essa conquista é um grande e importante caminho”, destacou a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.
“Agradecemos a sensibilidade do Prefeito César Cesa pelo atendimento desse importante pedido da advocacia Araranguaense, que será de grande valia para a nossa advocacia local e regional”, ressaltou o presidente da Subseção de Araranguá, Wolmar Alexandre Antunes Giusti.
O novo local da UAA de Araranguá permanecerá na área central da cidade, no edifício Infinity Business & Shopping. A assinatura oficial do convênio firmado entre Prefeitura de Araranguá, Justiça Federal de Santa Catarina e OAB/SC, acontecerá no dia 27 de junho, em Florianópolis. A conquista atende um pleito da advocacia do sul do Estado e é resultado de um trabalho de interlocução da Seccional catarinense, já que a mudança de endereço para um local de difícil acesso ou para outra cidade prejudicaria o acesso dos jurisdicionados à Justiça.
A OAB Santa Catarina trabalha para manter a unidade da Justiça Federal em Araranguá operando no centro da cidade desde 2021. Em 2022, as tratativas para que a Unidade Avançada de Atendimento (UAA) de Araranguá retornasse à Comarca seguiram, com um forte trabalho de interlocução da presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, com a Justiça Federal do Estado, na pessoa da diretora do Foro da Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC), juíza federal Erika Giovanini Reupke.
Ainda em 2022, após atuação da OAB/SC em conjunto com a Subseção de Araranguá, a Justiça Federal de Santa Catarina reconsiderou e decidiu pela manutenção da Unidade Avançada em Araranguá, ou seja, o acesso dos jurisdicionados à Justiça Federal na localidade não será prejudicado.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC