A quinta-feira (20) foi um dia de marco histórico para a Subseção de Laguna, fundada em 1980 sendo uma das mais antigas da Seccional catarinense. A vice-presidente da Subseção de Laguna, Patrícia Vieira Cardoso, assumiu interinamente a presidência da Subseção e tornou-se a primeira mulher advogada a exercer o cargo, ainda que provisoriamente, em 43 anos de fundação. O evento foi prestigiado pelo tesoureiro da OAB/SC, Rafael Búrigo, representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Patrícia atuará de forma interina por um mês, em razão dos períodos de licença do presidente da Subseção, Matheus Carpes Lameira. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu na sede da Subseção de Laguna, oportunidade em que foi celebrada a inclusividade na Ordem.
“Gostaria de parabenizar aqui a Subseção de Laguna por ter a primeira mulher no exercício da presidência em seus 43 anos, o que é um momento de extrema valia. Importante ressaltarmos que esta solenidade não é de forma alguma concessão de nenhum homem, mas, sim, uma grande conquista feminina. Cada mulher aqui hoje é um exemplo de conquista e força”, frisou o tesoureiro da Seccional Catarinense, Rafael Burigo.
“Me sinto muito orgulhosa de estar aqui neste momento, completamos 43 anos de Subseção de Laguna, sendo esta, a primeira vez que uma mulher assume na presidência, mesmo que por 30 dias. Isso é o resultado da força de um trabalho de anos de muitas outras mulheres que nos possibilitaram estar aqui hoje. A advocacia é composta pela união de todos, homens e mulheres que lutam pela Ordem e amam suas profissões”, comemorou a presidente em exercício, Patrícia Vieira Cardoso.
“Não poderia estar mais confiante na pessoa que assumirá a gestão neste período de minha ausência. A gestão de nossa Subseção sempre ocorreu de forma conjunta, é com profundo reconhecimento que agradeço a Dra. Patrícia por tudo que tem feito pela nossa Instituição e pelos nossos colegas advogados e advogadas”, ressaltou o presidente da Subseção de Laguna, Matheus Lameira.
Protagonismo feminino
A solenidade reforçou a importância do protagonismo feminino na Ordem, a qual tem contado cada vez mais com mulheres advogadas em posições de liderança, exemplo da atual presidente Cláudia Prudêncio, eleita primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina para o triênio 2022/2024.
Presenças
Leandro Schiefler Bento, ex-presidente da Subseção de Laguna e conselheiro estadual da OAB/SC; Jaqueline de Souza Firmino, secretária da Subseção de Laguna; Daniel Sabino Araújo, secretário adjunto da Subseção de Laguna; Tataiane Odebrech, tesoureira da Subseção de Laguna; Adriano Massih, procurador do município de Laguna; advogados e advogadas da Subseção de Laguna; familiares e amigos; entre outros.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC