Na manhã desta quinta-feira (12), a OAB/SC marcou presença na cerimônia de abertura do Seminário "TCE/SC e a Segurança Pública", realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. Representando a Ordem catarinense, o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin, participou do evento, que reuniu profissionais de diversas áreas da segurança pública, como policiais militares, civis, penais, federais e rodoviários, além de bombeiros, guardas municipais, gestores públicos, estudantes, pesquisadores, professores e membros da comunidade.
A programação do seminário, que se estende até esta sexta-feira (13), tem como objetivo discutir os principais desafios e metas do setor, com foco na busca por soluções técnicas e financeiras para melhorar a segurança pública no estado. O evento visa promover o debate e a cooperação em torno de questões que envolvem tanto a segurança estadual quanto municipal.
"Vivemos tempos em que a segurança pública é um tema central em nossas vidas. Esta programação, que ocorre hoje e amanhã, oferece uma oportunidade única para discutirmos, de forma colaborativa, os desafios que enfrentamos diariamente. Mais do que debater metas e desafios, estamos aqui para buscar soluções práticas, técnicas e financeiras que tragam melhorias reais à segurança da nossa população. Precisamos de união e esforços conjuntos para construirmos um presente e um futuro mais seguros para todos. Tenho certeza de que os frutos deste encontro serão de grande valor para a sociedade como um todo", afirmou Thiago Degasperin, secretário-geral adjunto da OAB/SC.
O evento
O Seminário é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina. A proposta é do conselheiro Aderson Flores, relator dos processos relacionados à segurança pública no âmbito do TCE/SC. A programação do evento aborda temas cruciais como a segurança nas escolas, a prevenção e combate à violência contra a mulher, e o uso de inteligência na área de segurança. Segundo a organização, discutir esses temas é fundamental para a formulação de políticas públicas embasadas em dados e análises precisas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC