O sistema prisional da Grande Florianópolis recebeu dedicação intensa da OAB Santa Catarina, por meio da Comissão de Assuntos Prisionais, ao longo desta semana. Além das visitas institucionais e vistorias, o incêndio ocorrido na Penitenciária de Florianópolis, na última quarta-feira (15), contou com o acompanhamento in loco da instituição.
“Conhecemos os desafios vividos pela advocacia criminalista catarinense, por isso mantemos o diálogo constante com as instituições e nos colocamos prontamente à disposição quando nossos profissionais e a sociedade mais precisam da nossa atuação”, afirmou Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC.
Presença ativa no sistema prisional
Desde segunda-feira (13), a seccional catarinense cumpre agenda de intensa atividade junto ao sistema prisional. A semana começou com visita ao Complexo Penitenciário de São Pedro de Alcântara. O encontro foi marcado pela posse da nova gestão do unidade.
Na terça-feira (14), o grupo foi recebido pelo novo secretário de administração da Penitenciária e Socioeducativa (SAP), Edenilson Schelbauer. O diálogo deu continuidade à excelente interlocução existente entre as duas instituições.
Já na quarta-feira (15), a Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC acompanhou de perto todos os desdobramentos do incêndio que atingiu a Penitenciária de Florianópolis. No dia seguinte, a Seccional prestou apoio aos advogados e familiares das pessoas presas na penitenciária.
“Tivemos grande preocupação com as pessoas que estavam presas na ala de adaptação, por isso a pressa em nos reunir com a diretoria da unidade e entrevistar os reeducandos que estavam no local. Continuamos à disposição para atender a advocacia, as pessoas presas e seus familiares nos pleitos para o aprimoramento do sistema prisional catarinense”, reforçou Wiliam Shinzato, presidente da Comissão de Assuntos Prisionais.
Vistoria e entrevistas
Nesta sexta-feira (17), em nova visita ao Presídio de Florianópolis, foi realizada vistoria da ala de adaptação e da cela 22, onde ocorreu o incêndio. Também foram feitas entrevistas com presos que estavam no local no momento do incidente.
Pleito atendido
Ainda nesta sexta-feira, a OAB/SC recebeu a sinalização de que um dos pleitos mais antigos da advocacia criminal foi atendido. Dentro de alguns dias, profissionais terão estacionamento exclusivo na unidade para o pleno exercício profissional. O anúncio foi confirmado pelo diretor da penitenciária, Max Orth. Os detalhes da novidade serão divulgados em breve.