O Tribunal de Justiça de Santa Catarina deu início à operacionalização da implementação do duplo fator de autenticação para os usuários internos e externos acessarem o Eproc. A decisão considera a Portaria Presidência CNJ n. 140/2024 e a decisão do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CGOVTI).
A autenticação de 2 fatores, ou 2FA, é um processo que adiciona uma camada extra à validação da senha dos usuários em ambiente restrito. A senha pessoal é o primeiro fator. O segundo fator de autenticação pode ser qualquer código ou mecanismo que, combinado com a senha, permite o acesso. O segundo fator é sempre válido exclusivamente para o acesso naquele momento, de posse apenas do usuário. Para se autenticar, será necessária a combinação da senha e do segundo fator ao mesmo tempo.
A obrigatoriedade para o uso do 2FA pelos usuários será iniciada com os usuários internos e, posteriormente, estendida aos usuários externos (advogados), com comunicação de prazos e passo a passo a serem divulgados pelo TJSC, em breve.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC