Nesta quinta-feira (27), teve início a II Conferência Nacional de Arbitragem, sediada na Seccional Catarinense. O evento segue na sexta-feira (28), com grandes especialistas no assunto para importantes debates sobre a arbitragem no Brasil.
Em seu primeiro dia, o evento, que é organizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, contou com o painel de abertura com o tema “Descentralização da arbitragem”.
O tesoureiro da OAB/SC, Rafael Burigo Serafim, representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, ressaltou a importância deste evento ser realizado na Seccional. “Fica aqui nosso agradecimento especial ao Conselho Federal e os membros das Comissões Estadual e Nacional, por trazerem este evento para a Capital, dando mais essa possibilidade à advocacia de ampliar os seus horizontes”.
O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, destacou a relevância da arbitragem ser debatida entre profissionais em Santa Catarina. “Teremos através de seis painéis, as maiores e melhores autoridades da arbitragem brasileira. Agradecemos a todos os envolvidos que nos possibilitaram para que o evento seja realizado na nossa Capital catarinense”
A primeira edição da Conferência Nacional de Arbitragem foi realizada em São Paulo e reuniu cerca de 400 participantes.
Lançamento livro
Antecedendo a abertura da II Conferência Nacional de Arbitragem, ainda na quinta-feira (27/04), às 17h30, ocorreu o lançamento do livro “A Arbitragem e a Advocacia”, como parte da coleção Grandes Temas da Advocacia.
Confira a programação do último dia da Conferência
28/04
09h30 às 11h – Painel 1 “Nova geração de arbitralistas”
11h às 12h30 – Painel 2 “Mulheres na arbitragem”
14h às 15h30 – Painel 3 “Arbitragem na administração pública”
15h30 às 17h – Painel 4 “Prática da Arbitragem Atual”
17h às 18h30 – Painel 5 “Perspectivas da arbitragem”
Estiveram presentes no evento: Caroline Rasmussen (diretora Tesoureira Adjunta da OAB/SC); Douglas Anderson Dal Monte (diretor da ESA/SC); Márcio Vicari (procurador-geral do Estado); Rodrigo Junqueira Bertoncini ( presidente da Comissão Especial de Arbitragem da OAB/SC); Rejane Sanchez (conselheira federal da OAB Nacional); Sayury Otoni (Secretária-Geral da OAB Nacional), Milena Gama (Secretária-Geral Adjunta da OAB Nacional), Leonardo Campos (Diretor-Tesoureiro da OAB Nacional), Marcelo Fontes Cesar de Oliveira (Presidente da Comissão Especial de Arbitragem da OAB Nacional), Daniel Fabio Jacob Nogueira (Vice-Presidente da Comissão Especial de Arbitragem da OAB Nacional); Carlos José Kurtz (Diretor Institucional e Jurídico da Federação das Industrias de SC - FIESC); Victória Sbruzzi Messmar (Secretária-Geral da CAMARB); Ricardo Borges Ranzolin (Presidente da Câmara de Arbitragem da FIERGS, Mestre em Direito pela PUC-RS); Diogo Pignataro (Advogado, Membro da Comissão Especial de Arbitragem da OAB Nacional, Professor da UFRN e Presidente da CAM-FIERN); Lio Vicente Bocorny (Secretário da Comissão Especial de Arbitragem da OAB Nacional); advogados, estudiosos, árbitros e demais interessados no ecossistema da arbitragem.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC