Na noite desta quarta-feira (16), a Seccional catarinense foi palco da cerimônia de posse do novo presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT), (2023/2026), o advogado e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SC, Felipe Falcão. A presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, prestigiou a solenidade, que contou com a participação do vice-presidente do CFOAB, Rafael de Assis Horn, membros da diretoria da ACAT, ABRAT, advogados(as), autoridades, amigos e familiares.
"É uma honra ver o Felipe assumir a presidência da ACAT aqui, na nossa casa. É motivo de honra e de orgulho. Não existe a menor hipótese de a ACAT não caminhar lado a lado com o sistema OAB, com a própria ACAT, e também com as demais associações que sempre levamos no coração, com carinho, protegendo e apoiando uns aos outros. Só podemos falar de bons resultados quando caminhamos juntos, quando há união de esforços, e é isso que este time tem feito ao longo dos anos. Felipe, sua trajetória na advocacia trabalhista é admirável, e sua paixão pela defesa dos direitos dos trabalhadores é inspiradora. Estou muito orgulhosa de tê-lo como nosso colega nesta luta. Tenho plena confiança de que, sob sua liderança, a ACAT se tornará ainda mais forte e unida. Juntos, enfrentaremos os desafios e construiremos um futuro melhor para a advocacia em Santa Catarina", salientou a presidente da Ordem, Cláudia Prudêncio.
"Eu estou à disposição para ouvir vocês. Me falem o que vocês acham que é importante para a ACAT, que nós iremos levar para o conselho e construir uma associação ainda mais forte. Podem contar comigo, podem contar com a ACAT. Quero expressar minha sincera gratidão a todos vocês por estarem aqui nesta noite especial. Assumir a presidência da ACAT é uma honra imensa, e estou profundamente comprometido em representar e fortalecer a advocacia trabalhista em nosso estado. Agradeço à presidente Cláudia Prudêncio, por sua confiança e apoio, que são fundamentais para o nosso trabalho conjunto. Juntos, construiremos uma ACAT mais forte, que lutará com vigor pela justiça e pelos direitos dos trabalhadores em Santa Catarina", disse o presidente da ACAT e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SC, Felipe Falcão.
"Você será, sem dúvida, um grande representante da advocacia trabalhista em nosso estado, dando continuidade ao maravilhoso trabalho realizado pela presidente Mara Mello. Isso demonstra que, dentro dessa transformação, fruto da concentração de esforços das lideranças tanto da OAB/SC quanto da ACAT, grandes mudanças têm sido promovidas. Essas transformações começaram lá atrás, quando fomos todos juntos ao TRT-12 para defender as nossas prerrogativas, especialmente diante da tentativa de criar restrições aos saques de alvarás aqui em nosso estado. Naquela ocasião, estivemos firmes na defesa dos nossos direitos", destacou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn.
"Com muita gratidão e emoção, me encontro aqui hoje para realizar a transmissão do cargo de presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas. Primeiramente, quero agradecer a todos os membros da nossa diretoria que me apoiaram ao longo desse período, pois cada um de vocês demonstrou muito empenho, dedicação e contribuiu para todas as conquistas que alcançamos até aqui. É fundamental, e digo isso à nossa diretoria, que todos nós continuemos a apoiar essa nova gestão e participemos ativamente, porque ainda temos muito a realizar", salientou a vice-presidente da ACAT, Mara Mello.
"Não poderia deixar de fazer um cumprimento especial ao meu querido amigo Felipe Falcão. Tenho plena certeza de que, ao assumir a presidência da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT), você fará um trabalho excepcional, não apenas pela grande pessoa que é, mas pelo excelente advogado que tem sido ao longo da sua trajetória. Estou confiante de que sua liderança trará ainda mais força e união para a nossa instituição. Aproveito também para lembrar que estamos no Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama. A CAASC está disponibilizando 1.000 vouchers para as advogadas catarinenses realizarem seus exames preventivos. Peço que levem essa informação adiante, para que todas possam procurar suas subseções e garantir a realização desse exame tão importante para a saúde" enfatizou a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza.
"Lembro-me de ter batido à porta da OAB/SC pedindo ajuda para realizar o Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista, e a Cláudia não só aceitou, como prontamente ofereceu seu apoio. Quero fazer um agradecimento especial ao nosso querido Felipe Falcão, que hoje assume a presidência da ACAT. Felipe, sua dedicação e liderança são inspiradoras, e tenho certeza de que, sob seu comando, a ACAT seguirá em direção a grandes realizações. É uma honra estar aqui para testemunhar esse momento tão importante na sua trajetória", disse presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Bernadete Kurtz.
"É com muita honra que, hoje, estou aqui em nome do Instituto dos Advogados de Santa Catarina para saudar o novo presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT). A posse de um novo presidente representa um marco para qualquer entidade de classe, especialmente quando falamos de uma associação que carrega em sua história o compromisso inabalável com a defesa dos direitos dos trabalhadores e a valorização da justiça trabalhista. Tenho plena certeza de que, sob a liderança do novo presidente, a associação continuará a desempenhar um papel fundamental em garantir o respeito aos princípios que regem as relações laborais, além de promover a justiça que todos nós defendemos", destacou a presidente interina Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), Cristina Gubaua Marin.
Sobre o novo presidente
Felipe Hack de Barros Falcão é advogado trabalhista com uma carreira consolidada na área desde 2001, destacando-se por sua especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pela PUC/RS. Ao longo dos anos, Felipe tem se dedicado à advocacia trabalhista em Santa Catarina, assumindo papéis de liderança tanto na Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT-SC), onde também foi conselheiro, delegado e ocupou até então a vice-presidência, quanto na OAB/SC, presidindo a Comissão Estadual de Direito do Trabalho, no biênio 2022-2024. Sua atuação também se estende como delegado da SATERGS em Florianópolis, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos trabalhistas e o fortalecimento da advocacia especializada na região.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC