A OAB/SC, por meio da Comissão de Direito Urbanístico, realizou, na manhã desta terça-feira (4), a abertura oficial do 'III Congresso Catarinense de Direito Urbanístico - Cidades e Mudanças Climáticas'. O evento ocorreu no auditório da Seccional, em Florianópolis, onde a tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen, esteve presente, representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Esta é a terceira edição do evento e tem como principal tema as mudanças climáticas, além de apresentar novas discussões e perspectivas relacionadas ao assunto, com conhecimento aplicável ao desenvolvimento de cidades e também ao mercado imobiliário. A programação, que segue ao longo de todo o dia, contará com cinco painéis, com os temas: A Litigância Climática, Licenciamento Urbanístico e Ambiental; Cidades Inclusivas e Mobilidade Urbana; Cidades inteligentes, mudanças climáticas e vulnerabilidades; Cidades Sustentáveis e Resilientes; e As Mudanças Climáticas e a Dinâmica das Cidades.
Para Carol Rasmussen, tesoureira adjunta da OAB/SC, o congresso serviu, além de esclarecer, para trazer novas propostas sobre o Direito Urbanístico. "A Seccional segue cumprindo a missão de trazer contínua especialização para a advocacia catarinense. Sem dúvidas, este será mais um grande Congresso, com assuntos pertinentes e de grande relevância para a advocacia", explica.
O presidente da Comissão de Direito Urbanístico, Luís Felipe Braga Kronbauer, ressalta que é necessário difundir as novas visões e perspectivas relacionadas às mudanças climáticas com todos. "O terceiro Congresso focou bastante nas mudanças climáticas. Nosso principal objetivo aqui hoje foi difundir entre os profissionais que trabalham com o urbanismo as novas visões e novas perspectivas sobre o assunto, é muito interessante ver novos advogados, além de profissionais de outras áreas como arquitetos, urbanistas, engenheiros e acadêmicos participando do evento. Sem dúvidas que o conteúdo apresentado aqui vai auxiliar no desenvolvimento mais sustentável e resiliente das cidades de todo Estado de Santa Catarina", ressalta.
Compuseram a mesa diretiva: tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; vice-presidente do Tribunal de Contas, José Nei Ascari; vice-presidente da CAASC, Herta de Souza; diretor-geral da ESA/SC, Douglas Dal Monte; presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SC, Luis Felipe Braga Kronbauer, presidente do CREA/SC, Kita Xavier e o secretário de estado do planejamento, Edgard Usuy.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC