Na manhã desta quinta-feira (3), o Conselho Pleno da OAB Santa Catarina realizou uma Sessão Extraordinária. O encontro, conduzido pela presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, ocorreu de forma híbrida, permitindo a participação de todos(as) os(as) conselheiros(as) de forma presencial e remota. A pauta do dia contou com um grande anúncio para toda a advocacia de Santa Catarina: a quitação de todos os contratos de empréstimo que a OAB/SC possuía em todos os bancos.
Vale lembrar que além da quitação total de todos os empréstimos que a Ordem catarinense obtinha, a atual gestão (2022/2024) conseguiu manter o equilíbrio entre a responsabilidade com o dinheiro da anuidade de cada advogado e advogada e o investimento.
Nestes três anos, foram realizados grandes investimentos em obras (que incluem revitalização e construção de novas Sedes, salas de apoio à advocacia em presídios, penitenciárias, delegacias, fóruns); equipamentos modernos para o bom exercício da profissão e aprimoramento profissional e ensino jurídico de qualidade em todas as regiões do Estado, por meio das Comissões e da ESA/SC.
““Tudo isso só foi possível hoje, quitar as dívidas, porque muitos fizeram. Grandes coisas só são possíveis por meio de uma união de esforços e é isso que temos aqui, com a OAB Santa Catarina, CAASC, CFOAB. Nesta gestão, com os valores de Caixa e do CFOAB, nós entregamos 19 salas da OAB/SC nos Fóruns, revitalizamos e construímos 33 Subseções, 47 salas do projeto OAB Por Elas, 23 salas em presídios e penitenciárias, além de todo o investimento em aprimoramento profissional e ensino jurídico. Isso representa responsabilidade de todo esse time, que representa, com amor e dedicação, a missão de cuidar e trabalhar da advocacia de Santa Catarina”, salientou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
"Não há como se falar em uma excelente gestão, se não tivermos uma gestão com responsabilidade fiscal e sustentabilidade financeira. Isso é a base para que nós tivéssemos condições de avançar. Eu nunca vi a OAB/SC investir tanto com dinheiro próprio como nesta gestão. Fica aqui meu reconhecimento de que, ao longo dessas últimas gestões, foi feito realmente um trabalho fantástico", enfatizou o vice-presidente do CFOAB, Rafael de Assis Horn.
"Esse momento é algo histórico para todos nós, pois consolida a mudança, a transformação de tudo que idealizamos há alguns anos. Essa é uma gestão que investiu muito, de forma compartilhada e que deu muitos resultados à advocacia catarinense, foram inúmeras entregas aliadas ao compromisso financeiro", ressaltou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
“Isto é um motivo de muito orgulho. Podemos hoje dizer que fizemos nosso trabalho, cumprimos com a nossa obrigação perante nossos colegas, honrando a confiança que nos foi depositada para representá-los. Hoje a OAB/SC pode se orgulhar, realizamos essa quitação sem perder a capacidade de investimento e todo o trabalho realizado”, destacou o diretor-tesoureiro da OAB/SC, Rafael Búrigo.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC