Na noite desta segunda-feira (3), a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve em Brasília, onde prestigiou a posse da ministra Cármen Lúcia, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do vice-presidente, Nunes Marques. A ministra vai suceder o atual presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. O mandato será de dois anos.
A cerimônia, realizada no Plenário da Corte, contou com a presença do presidente do CFOAB, Beto Simonetti, e das presidentes de Seccionais, Marilena Winter e Daniela Borges. Entre os convidados, estiveram chefes dos Três Poderes, além de ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e outros tribunais superiores. Esta é a segunda vez que a ministra preside o tribunal. Em 2012, ela foi a primeira mulher no comando da Corte Eleitoral. Atualmente, a Ministra é a única mulher no Supremo Tribunal Federal.
“É uma honra e um privilégio testemunhar a posse da excelentíssima ministra Cármen Lúcia e do vice-presidente Nunes Marques, no Tribunal Superior Eleitoral. Esse momento marca a continuidade da justiça e da equidade em nosso país, também reforça a importância de nossa democracia e do Estado de Direito. A ministra Cármen Lúcia, com sua vasta experiência jurídica e comprometimento com a justiça, é um exemplo para todos nós, mulheres, mostrando-nos que podemos ser e estarmos onde quisermos e que devemos, sim, auxiliar umas as outras para grandes conquistas. Para mim, Cláudia Prudêncio, é emocionante prestigiar a história sendo feita e escrita por uma mulher. Que venham muitas outras de nós”, ressaltou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio.
Os ministros André Mendonça (STF), Raul Araújo e Maria Isabel Galotti (STJ), Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares (Advocacia) completam a composição do plenário. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.