Finalizando a agenda desta quarta-feira (24), em Joaçaba, a noite foi marcada por homenagens na sede da Subseção local durante a Solenidade de Jubilamento de advogados e advogadas que, ao longo dos anos, dedicaram suas trajetórias à advocacia joaçabense. A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, conduziu o momento especial, junto à presidente da Subseção, Janaína Barea Corbari, entregando os diplomas aos jubilados e jubiladas.
O jubilamento é um reconhecimento honorífico concedido a advogados e advogadas que atingem 70 anos de idade, com 30 anos de contribuição ou 45 anos de contribuição ou mais para a OAB. Esse ato é uma forma de homenagear aqueles que, ao longo de décadas, contribuíram de maneira significativa para a advocacia e para a justiça. O processo de jubilamento simboliza não apenas o reconhecimento pela longevidade na profissão, mas também a valorização da dedicação, ética e compromisso que esses profissionais demonstraram ao longo de suas carreiras.
Foram jubilados: Neiron Luiz de Carvalho, Danilo Bonissoni, José Francio, Júlio Cesar Zago Sobrinho, Nelson Barbosa, Ivo Pedrinho Paggi, Pedro Morosini, Jarci Bevilaqua Woskiak e Glair José Almeilda.
“Sou grata a cada um dos senhores e das senhoras, pois se estamos aqui hoje, é por cada um de vocês, pelo trabalho, dedicação e amor de cada um. Uma caminhada marcante da advocacia catarinense, advogados e advogadas com lisura, comprometimento, ética, responsabilidade, mas, principalmente, com amor à sua credencial. Esse momento muito me emociona, hoje, em poder, de alguma forma, em nome de toda a advocacia de Santa Catarina, agradecer e reconhecer, novamente, tudo que realizaram. Vocês são inspirações para todos nós" , destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Hoje, temos a honra de celebrar e reconhecer o trabalho daqueles que nos trouxeram até aqui. Esta solenidade é uma forma de expressar nossa gratidão a cada um de vocês, que sempre demonstraram um compromisso inabalável e um amor profundo pela profissão. Os nove novos jubilados que homenageamos hoje são verdadeiros exemplos de perseverança, honestidade e honra à advocacia. É com grande orgulho que destacamos também a homenagem especial a um colega já jubilado, que, como o advogado mais antigo ainda em atividade em nossa Subseção, representa o espírito resiliente e apaixonado que todos aspiramos a ter. Agradecemos de coração por tudo que fizeram e continuam a fazer pela nossa profissão”, comentou a presidente da Subseção de Joaçaba, Janaína Barea Corbari
“Graças a eles e a essa renovação, consigo manter ainda mais viva a chama da advocacia, especialmente a não perder a minha capacidade de indignação, a não tolerar o ato de injustiça e a afronta ao jurídico. Aprendi nesses anos a gostar da minha Instituição. Sempre procurei incutir nos novos advogados o interesse em conhecer a OAB, ciente de que ninguém ama o que não conhece. Tive o privilégio de ser presidente desta Subseção, Conselheiro estadual, Vice-presidente e presidente do 5º Tribunal de Ética e Disciplina”, destacou o advogado homenageado Neiron Luiz de Carvalho, representando os jubilados da noite.
“Hoje é o dia de recomeço. É hora dos senhores planejarem os próximos anos. Aqui não é momento de aposentadoria, é apenas a chancela do Sistema OAB. Uma chancela de ética, de honestidade e de perseverança”, salientou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Homenagem ao advogado Délcio Silvestre Guerreiro
Ainda na ocasião, o advogado Délcio Silvestre Guerreiro, inscrito na Ordem sob o nº784, foi homenageado por sua notável trajetória e dedicação à advocacia, sendo o advogado mais antigo em atividade da Subseção de Joaçaba.
”Em nosso Estatuto, estabelecido com a necessária clareza, o tratamento que deve ser dispensado aos advogados(as) no exercício de sua atividade, compatível com a dignidade da justiça, afastando-se de vez interpretações divergentes a respeito dos direitos e deveres, tornando-se uma arma poderosa da garantia e valorização dos profissionais que se dedicam a essa nobre missão do Direito”, destacou o advogado homenageado, Délcio Silvestre Guerreiro.
Também estiveram presentes: Thiago Degasperin, Secretário-geral Adjunto da OAB/SC; Dioclécio Ragnini, prefeito de Joaçaba; Herta de Souza, vice-presidente da CAASC, membros da diretoria da Subseção, autoridades e lideranças locais, familiares e amigos dos homenageados.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC