Nesta quarta-feira (26), a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, cumprindo agenda no Oeste do Estado, participou de uma reunião pública, junto ao presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, no Fórum de Pinhalzinho, que teve como objetivo debater e alinhar questões acerca do processo de criação da 2ª Vara na Comarca de Pinhalzinho, pedido pleiteado pela OAB/SC há vários anos.
Na ocasião, o presidente do TJSC apresentou os números da comarca de Pinhalzinho, onde a partir disso, será rankeado e estabelecido um plano para a instalação de novas Varas de Santa Catarina, passando por um estudo técnico – que já está sendo feito –, pela ótica da OAB/SC, do Ministério Público e terminando na Assembleia Legislativa, que tem a competência de autorizar a criação dessas Varas.
“Esse nosso pedido, essa nossa preocupação de mais uma Vara em Pinhalzinho vem de muitos e muitos anos. Fica aqui nosso agradecimento a todos que somam forças para que possamos assim, quem sabe, almejarmos a conquista de nosso pedido. Nosso ‘muito obrigada’ ao Dr. Caio, que já tem feito a diferença, que tem cuidado dos(as) nossos(as) advogados(as) e do nosso jurisdicionado. Nós sabemos que os números mostram e demonstram o quanto Pinhalzinho ainda precisa alcançar a instalação desta nova vara. Sabemos que o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, está se esforçando consideravelmente para isso, o que demonstra um grande respeito com a advocacia de Pinhalzinho”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Com toda a comunidade, advogados(as), Ministério Público e magistratura, vamos ultimar esse processo administrativo, vamos rankear as prioridades e vamos à Assembleia Legislativa para que tenhamos o calendário e aprovação dessas novas varas. Eu acredito que Pinhalzinho haverá de figurar na lista dessas novas prioridades, de novas varas a serem instaladas em Santa Catarina”, ressaltou o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi.
“Eu acho que esse pensamento de que estamos juntos, vamos resolver juntos, é o sentido que devemos seguir. Temos aqui em Pinhalzinho uma advocacia que quer apresentar soluções, quer participar e quer ser ouvida. A partir do momento que vocês abrem essa oportunidade de diálogo conosco, e nós trazemos essas informações, com certeza as decisões serão mais bem tomadas”, afirmou o presidente da Subseção de Pinhalzinho, Henrique Schuh.
A criação da 2ª Vara irá solucionar o problema da demora dos processos que se formam a partir do crescimento das cidades que integram a Comarca, em especial o polo regional que se transformou Pinhalzinho. Atualmente, a comarca de Pinhalzinho é de Vara Única, de entrância inicial e abrange também os municípios de Nova Erechim e Saudades.
Estiveram presentes: membros da magistratura; representantes do Ministério Público; o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin; o prefeito de Pinhalzinho, Lauro de Lima; representantes do Poder Legislativo e Executivo; advogados e advogadas de Pinhalzinho e região.
Descerramento de placa ex-presidente da Subseção de Pinhalzinho
Ainda nesta quarta-feira (26), a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve presente na Subseção de Pinhalzinho, onde prestigiou o descerramento do retrato do ex-presidente da Ordem local, Jony Stulp. O ato tem como objetivo homenagear o ex-presidente pelo tempo em que contribuiu e trabalhou para a evolução da advocacia à frente da Subseção.
“Sempre digo que precisamos ser extremamente gratos a todos que nos antecederam, pois só chegamos onde chegamos e conquistamos o que conquistamos pelo trabalho de tantos que passaram pela Ordem. Sabemos quanto esse trabalho é de entrega, amor e doação à advocacia, por isso é tão importante homenagearmos e reconhecermos o trabalho dos que fizeram, como é o caso do Dr. Jony Stulp”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“É importante que se prestigie as pessoas que fazem parte da história da OAB. O descerramento do retrato na galeria de presidentes, sem dúvida, faz com que as futuras gerações de advogados conheçam aqueles que, à sua maneira, deram uma contribuição para o engrandecimento da profissão e da instituição”, ressaltou o ex-presidente Jony Stulp.
“O descerramento de um retrato de ex-presidente é uma forma de agradecer aos que trabalharam voluntariamente pela OAB, como é o caso do Dr. Jony. Uma justa homenagem pelo exemplar trabalho prestado em nossa Subseção de Pinhalzinho”, salientou o presidente da Subseção de Pinhalzinho, Henrique Schuh.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC