Devido ao grande número de denúncias de advogados e clientes que estão sendo vítimas de golpes aplicados por estelionatários, a CBN Floripa entrevistou a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, para orientar a população e escritórios de advocacia quanto à prática fraudulenta.
Diante da gravidade da situação, a imprensa tem dado ênfase ao assunto para tentar frear o número de vítimas.
Entenda melhor a prática criminosa
Os golpistas entram em contato por meio de aplicativos como o WhatsApp e o Telegram pedindo o pagamento de supostos serviços prestados, solicitando dados para liberar valores de precatórios que estariam disponíveis mediante a quitação de taxas, entre outros. As mensagens falsas têm como objetivo atrair as vítimas, muitas delas clientes de advogados e advogadas, para roubar dados e valores.
O que deve ser feito
A OAB/SC orienta que tanto os profissionais quanto os clientes tenham cautela com as informações disponibilizadas diante dos inúmeros golpes que vêm sendo aplicados virtualmente nesse sentido. Em caso de mensagens suspeitas, recomenda ainda que procurem fazer contato direto via chamada telefônica, videoconferência ou mesmo pessoalmente.