O novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Trindade dos Santos telefonou para o presidente da OAB/SC, Paulo Borba, na última sexta-feira (5) pedindo desculpas e lamentando o desconforto criado entre as instituições na cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal, onde representante da Ordem, o secretário geral Waltoir Menegotto, não foi convidado a tomar o assento que cabe à entidade na mesa de trabalhos.
Durante o telefonema, o desembargador Trindade dos Santos antecipou que fará uma visita de cortesia à Ordem para tratar desse assunto, entre outros, e informou que abriu a primeira sessão do Pleno na condição de presidente com a seguinte informação, veiculada, inclusive, no blog do jornalista Moacir Pereira: "Tendo em vista situação desagradável registrada na sessão solene de minha posse, quando o digno representante da OAB acabou sem assento à mesa de trabalhos, tenho a informar que entrarei em contato pessoalmente com aquela instituição para pedir as mais sinceras desculpas pelo ocorrido, fruto de um equívoco do cerimonial, e garantir que tal fato não mais se repetirá". Sua manifestação foi muito bem recebida pelo Pleno e ganhou elogios dos demais desembargadores — João Henrique Blasi, Carlos Prudêncio, Fernando Carioni, Jorge Luiz de Borba e José Carlos Carstens Köhler, entre outros.
Ainda na sexta-feira (5), por ocasião da primeira sessão do Conselho Pleno desta gestão, Borba deu ciência sobre o telefonema aos conselheiros, após narrativa de Waltoir Menegotto e de advogados e desembargadores presentes à pose no TJ sobre os acontecimentos durante a posse. Paulo Borba informou ainda aos colegas que reiterou ao presidente do TJ sua convicção de que o episódio foi realmente um mal entendido. “Ambas as instituições se respeitam e não permitirão que um incidente equivocado e que merece cair no esquecimento mine o bom relacionamento existente”. O posicionamento de Borba recebeu o apoio unânime dos conselheiros e o mal entendido foi considerado encerrado.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


