Na tarde desta terça-feira (1º), a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, participou do ato de assinatura da sanção da lei que institui o Programa Universidade Gratuita, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, realizado pelo governador do Estado, Jorginho Mello.
O programa irá conceder gratuidade de ensino para até 88 mil estudantes, do segundo semestre deste ano, com 40% do total de vagas que serão custeadas pelo governo do Estado, até 2026 nas universidades do sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina).
“Leis como essa, que instituem programas que ampliam o acesso ao conhecimento, à formação e à qualificação profissional, são de grande valia para nosso Estado e para nossa sociedade. Esse já é um grande começo no caminho da equidade de conhecimento, pois sem eles, não vamos a lugar algum. Como professora que sou há anos, sei do valor e da necessidade de abrirmos as portas ao conhecimento. Parabenizo nosso governador, Jorginho Mello, e todos que estiveram envolvidos para fazer isso possível”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Obrigado, Deus, por essa grande oportunidade de poder sancionar essa lei na presença da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, dos alunos de Santa Catarina, dos estudantes. Que a gente consiga fazer desse Estado, um estado cada vez melhor, um estado que orgulha o Brasil”, ressaltou o governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello.
“O envolvimento na produção do conhecimento, a preocupação com serviços de extensão e o desenvolvimento das nossas comunidades e regiões. Esse é o sentido e o foco desse grande trabalho. Quero agradecer muito aos estudantes, que são sem dúvida nenhuma a grande razão do programa Universidade Gratuita. Em função deles está instituído esse programa que é diferente das demais instituições públicas do Brasil”, salientou o secretário de Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon.
Na ocasião, também foi sancionada a Lei do Fumdes (Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior). Os programas de assistência financeira objetivam democratizar o acesso ao ensino superior, gerando mais oportunidades para os catarinenses e desenvolvimento para Santa Catarina.
Foto: Governo de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação da OAB/SC