A Ordem catarinense, por meio das Comissões da Jovem Advocacia, Acadêmicos de Direito e Tribunal do Júri, promoverá, no dia 4 de setembro, um "Júri Simulado" no auditório da Seccional. A abertura do evento será às 17h, com a presença de importantes instituições, como o Ministério Público de Santa Catarina, a Defensoria Pública de SC e o Tribunal de Justiça catarinense. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.
O evento recria a estrutura de um julgamento real, no qual estudantes e profissionais desempenham os papéis de juiz, promotor, defensor, réu e jurados. Durante a simulação, um caso fictício será analisado, com apresentação de provas, depoimentos e debates entre acusação e defesa. A atividade culminará com a deliberação do júri e a leitura do veredicto. Esse exercício é fundamental para a formação de futuros advogados e advogadas, oferecendo uma experiência prática do ambiente judicial e aprimorando suas habilidades argumentativas e analíticas.
"A realização desse um 'Júri Simulado' é uma oportunidade única para a advocacia, especialmente para os jovens advogados, e também para os estudantes de Direito. É o momento em que a teoria e a prática se encontram. Esse evento vai além do aprendizado técnico, é uma experiência transformadora, que ajuda a construir a confiança necessária para a atuação na advocacia. Tenho certeza de que este júri simulado será um marco importante na trajetória de cada um", destaca a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Isadora Barth.
"Por meio desse evento, eles têm a chance de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula em situações reais, desenvolvendo não apenas suas habilidades técnicas, mas também a confiança necessária para atuar com segurança no futuro. A troca de experiências entre os participantes e a simulação de um cenário tão próximo da realidade são fundamentais para preparar esses futuros advogados para os desafios da profissão", diz o presidente da Comissão do Tribunal do Júri da OAB/SC, Matheus Menna.
"Essa iniciativa oferece uma oportunidade ímpar para os acadêmicos de Direito assimilarem seus conhecimentos teóricos em um cenário prático, experimentando a realidade de um ambiente judicial. Vai além de uma simples simulação, representa uma etapa fundamental tanto na formação dos futuros advogados e advogadas, quanto para o aperfeiçoamento dos jovens advogados. Tenho certeza de que a experiência adquirida vai contribuir significativamente para o desenvolvimento de todos", enfatiza a presidente da Comissão de Acadêmicos de Direito da OAB/SC, Yasmin Batista de Bairros.
Após o encerramento, haverá um espaço para eventuais perguntas da plateia. O evento disponibilizará um certificado com carga horária de 4 horas/aula, disponível no site da OAB/SC, a partir de 15 dias úteis após o evento, podendo ser retirado aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC