A OAB Santa Catarina, por meio de sua Comissão de Direito da Saúde, realizou, nesta sexta-feira (23), a abertura oficial do I Congresso Estadual de Direito Médico e da Saúde. O evento, realizado no auditório da Seccional catarinense, reunirá grandes especialistas para debater pautas e assuntos sobre direitos médicos e saúde. A programação, que segue até o fim do dia, contará, ao todo, com 6 palestras. Representando a OAB/SC, esteve Luciana Nahas, Diretora do Núcleo Família e Sucessões da ESA/SC.
Iniciando o Congresso, o desembargador do TJPR, Miguel Kfouri, conduziu o painel "Os impactos da hiperinformação e da era digital na responsabilidade civil do médico". O dia contará com a abordagem dos temas: Medicina defensiva: desafios éticos e bioéticos; Construção da política pública de saúde mental e desafios atuais, sob a perspectiva da Lei n. 10.216/2001; O paciente pode querer tudo? Entre autonomia, eficácia e segurança do paciente; Não é questão de “SE”, mas “QUANDO”: A Importância do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para a prática médica; Responsabilidade Civil na área médica.
“As comissões da OAB são o pulmão, fazem a OAB respirar, fazem a OAB se movimentar. Assim como o ar é necessário, as comissões são necessárias para a nossa casa, para que ela possa continuar promovendo, e sim, Doutora Silvia, Doutora Herta, queridas colegas de jornada nessa casa, e sim, a OAB de Santa Catarina tem sido referência na promoção da educação e do debate em diversos temas jurídicos. Talvez alguns dos senhores e das senhoras não tenham essa dimensão, porque nós, advogados, estamos sempre entretidos no nosso dia a dia com a alta demanda e a responsabilidade que vem do nosso trabalho. Mas a OAB de Santa Catarina tem referência no cenário nacional pela promoção de eventos como este”, explicou Luciana Nahas.
"Hoje tivemos a oportunidade de abordar uma série de discussões relevantes. Além de aprofundar nosso conhecimento, podemos dialogar com verdadeiros especialistas que trouxeram à tona pontos essenciais sobre temas do Direito Médico e da Saúde. Estou entusiasmada com as propostas da nossa comissão e orgulhosa da realização deste importante evento pela Seccional", ressaltou a presidente da Comissão de Direito da Saúde, Janaina Palma.
“Então, para mim, é uma emoção muito grande. Eu até comentei o momento com a doutora Janaina, que ficou até emocionada de a gente conseguir realizar um evento desse e trazer grandes novos, inclusive alguns com os grandes amigos queridos. Então, eu agradeço imensamente a presença de cada um de vocês. É muito importante que, para minha comissão, não esqueçam que somos um time. Obrigada”, pontuou Kamilla Henning da Costa, vice-presidente da Comissão de Direito da Saúde da OAB/SC.
“Isso eu falo porque eu trabalho na Escola Superior de Advocacia nos últimos três anos, e eu vejo que não há esforços, não há barreiras para a gente conseguir trazer mais conhecimento de qualidade, de maneira subsidiada, com um custo muito baixo ou gratuito", explicou Silvia Bittencourt Varella, diretora do Núcleo de Direito Tributário da OAB/SC.
"Nós, da Caixa de Assistência, cabe falar dos nossos benefícios e produtos, desde já eu deixo aqui um convite a todos os colegas da advocacia. Acompanhe as nossas redes sociais e fiquem sabendo de tantos benefícios que a Caixa oferece para vocês sem custo.", destacou Herta de Souza, vice-presidente da CAASC.
O evento reserva ainda, aos participantes, um certificado de 10 horas, disponibilizado no site da OAB/SC, 15 dias após o evento, também, pode se retirado aqui. O congresso tem apoio da Escola Superior de Advocacia e CAASC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC