Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Sistema OAB/SC promove mais uma ação de sucesso em prol da saúde da advocacia catarinense. Trata-se da iniciativa "Saúde em Primeira Instância", realizada pela CAASC, em parceria com a Seccional catarinense, que oferece exames preventivos gratuitos de mama ao longo do mês.
A campanha, focada na prevenção, destaca a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas. Durante todo o mês, advogadas de Santa Catarina poderão realizar exames de mama e ultrassonografias sem custo, acessíveis pelo app "PopUp CAASC". Para participar, basta se cadastrar no aplicativo e agendar o exame de 15 a 31 de outubro, na Subseção mais próxima.
“Estamos todos(as) juntos(as) em mais essa importante causa. Precisamos incentivar e lembrar as mulheres sobre a importância de realizarem os exames de rotina, pois o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta muito as chances de cura. Por esse e tantos outros motivos, é tão importante este trabalho de conscientização. Pensando nisso, todo o Sistema OAB estará mais junto do que nunca para criar uma grande corrente pela saúde e o bem-estar das mulheres”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Sabemos do valor de um exame como a mamografia e nem todos têm a possibilidade de realizá-lo sem que seja pela rede pública, o que pode demorar algum tempo. Para nós, a saúde não pode esperar. Por isso, disponibilizamos os exames gratuitamente para a advocacia catarinense”, ressaltou Juliano Mandelli, presidente da CAASC.
Dados e prevenção
Em 2024, o câncer de mama tem tudo para continuar como o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres, no Brasil. Essa constatação é do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, que estima a ocorrência de 73.610 novos casos registrados no período.
A recomendação médica é que mulheres entre 40 e 49 anos realizem exames de mama anualmente, enquanto aquelas entre 50 e 69 anos devem fazer mamografias ao menos a cada dois anos. Casos específicos, como histórico familiar de câncer, podem exigir acompanhamento diferenciado.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC (com informações da CAASC)