A Ordem catarinense participou, nesta quinta-feira (20), do 1º Simpósio Nacional sobre Processo Ético-Disciplinar, que teve como sede a OAB/GO, em Goiânia. O secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin, participou do evento de forma online, representando a seccional e a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.
O simpósio teve como objetivo principal discutir e aprofundar o conhecimento sobre o processo ético-disciplinar na advocacia, abordando questões práticas e teóricas, além de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre os profissionais da área. Participaram do 1º Simpósio advogados, membros dos tribunais de ética e disciplina, estudantes de Direito, acadêmicos e profissionais interessados nas questões ético-disciplinares.
"A troca de experiências e boas práticas entre os profissionais é um dos grandes valores deste simpósio. Cada um de nós traz consigo uma bagagem de vivências e conhecimentos que, quando compartilhados, enriquecem nosso entendimento coletivo e nos ajudam a enfrentar os desafios comuns de maneira mais eficaz e inovadora. Esse tipo de evento nos proporciona uma oportunidade única de discutir e aprofundar nosso conhecimento sobre um tema crucial: o processo ético-disciplinar na advocacia. Ele é um pilar fundamental da nossa profissão, garantindo que a conduta dos advogados esteja sempre alinhada com os princípios de ética, responsabilidade e justiça, que são os alicerces da nossa atuação", pontuou o secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin.
As pautas do evento incluíram: a admissibilidade do processo disciplinar como mecanismo de eficácia da representação, justiça e eficiência; dosimetria da sanção e instrução probatória; suspensão preventiva e repercussão geral; comitê regulador de marketing; processo de inidoneidade; e infração por assédio e o julgamento sob a perspectiva de gênero.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC