Nesta quinta-feira (1°/06), foi realizada na sede da OAB/SC e de forma remota, a instalação do Fórum Catarinense Permanente da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa (Focapi). A iniciativa da OAB Santa Catarina, por meio de sua Comissão de Direito da Pessoa Idosa, surge no ano em que o Estatuto da Pessoa Idosa completa 20 anos.
“É com imensa satisfação que a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa dá o pontapé inicial na construção de um espaço que oportuniza a discussão, fomentação e atuação em defesa dos direitos e garantias das pessoas idosas.Vamos participar ativamente neste momento de estruturação para entregar à sociedade um coletivo de entidades que tenham uma atuação e olhar responsável para o envelhecimento e seus reflexos”, destacou a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SC, Ariane Angioletti.
Na ocasião foi criado um comitê gestor e a formatação de um cronograma de trabalho para a construção do regimento interno, carta de princípios e planejamento.
Agora, a sociedade conta com a formatação de um espaço social, democrático, apartidário e múltiplo onde serão discutidos temas de relevância para a população, especialmente os idosos catarinenses, onde serão formatadas uma agenda coletiva de eventos, campanhas e ações fortalecendo toda a cadeia de representação e defesa dos direitos e garantias da pessoa idosa.
Após a instalação, ocorreu a palestra “O papel do Fórum Permanente da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa”, ministrada pela advogada, membra da Comissão da OAB/SC e vice-diretora técnico científica da Associação Nacional de Gerontologia do Estado de Santa Catarina (ANG/SC), Maria Joana Barni Zucco e pela primeira suplente de
Diretoria da ANG/SC, Marília Celina. Às 15h, foi realizada a última palestra do dia com a médica geriatra Karla Giacomin, referência nacional na área.
Sobre o Focapi
A OAB Santa Catarina, por meio de sua presidente, Cláudia Prudêncio, e de sua Comissão do Direito da Pessoa Idosa, deliberou, em 12 de abril de 2023, pelo desenvolvimento do projeto para a criação e instalação do Fórum Catarinense da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa (Focapi), ainda inexistente em Santa Catarina.
O Focapi é o resultado do movimento social das organizações, sendo um espaço social amplo, apartidário e aberto a toda e qualquer organização da sociedade civil, promovendo reuniões regulares para discutir os temas relevantes para a população idosa e pautados pelas organizações que participarem do mesmo.
Outro resultado das atividades do Fórum é a sensibilização da sociedade para combater todas as formas de discriminação e violência praticadas contra a pessoa idosa.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC