A capital do Estado de Santa Catarina sediará o Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento será realizado nos dias 23 e 24 de março, no Hotel IL Campanário, no Norte da Ilha. O objetivo do encontro é fortalecer a união e o protagonismo da advocacia e sedimentar as bases do futuro da profissão.
Representantes da advocacia dos 26 estados, do Distrito Federal e da OAB Nacional discutirão os rumos da profissão e questões pertinentes ao livre exercício da advocacia no âmbito do território brasileiro. A OAB/SC, representada por sua presidente, Cláudia Prudêncio, dará as boas-vindas aos 27 representantes de Seccionais de todo o País.
"A advocacia do nosso Estado está sendo valorizada e representada no cenário nacional. Prova disso é o protagonismo catarinense sendo projetado na diretoria do Conselho Federal, com o vice-presidente, Rafael de Assis Horn, que, ao lado de Beto Simonetti e sua diretoria, vem realizando um trabalho incansável em busca de mais avanços para toda a classe", disse Cláudia Prudêncio.
"O Colégio de Presidentes é um fórum imprescindível para a atuação articulada do Sistema OAB. Sua realização em Florianópolis é mais uma ação no sentido de reforçar a importância da advocacia catarinense, estado que, inclusive, sediou temporariamente o Conselho Federal no início da gestão", afirma o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.
“O Colégio de Presidentes das Seccionais é o lugar para refletirmos com serenidade os rumos da instituição, realizar balanços, traçar metas e planejar os rumos da advocacia”, frisou o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn.
Pautas da advocacia
O encontro discutirá assuntos que irão traçar os rumos da advocacia de todo o Brasil. Entre os temas a serem deliberados estão as pautas da OAB no Conselho Nacional de Justiça; a sugestão de criação da Coordenação Nacional de promoção da Advocacia Dativa; o aprimoramento da nomeação e pagamento dos Defensores Dativos; os cursos de Direito e a Judicialização; a uniformização dos processos eletrônicos; e o Censo da Advocacia.
Programação
A abertura oficial da programação será nesta quinta-feira (23), data que marca os 350 anos de emancipação política de Florianópolis. No dia 24, a programação terá início às 9h, com exposições de onze pautas que nortearão a advocacia brasileira.
Colégios de Presidentes de Seccionais
A capital do Estado já sediou o Colégio de Presidentes de Seccionais outras três vezes, nos anos de 1979, 1994 e 2015. Neste ano, será a quarta vez que o evento será realizado em Florianópolis, reunindo 27 presidentes das Seccionais brasileiras.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC