A OAB Santa Catarina sediou a sessão solene do Instituto dos Advogados de Santa Catarina, para a outorga da Comenda Conselheiro Manoel da Silva Mafra, nesta quinta-feira (9). O evento homenageou a advogada Elza Galdino com a mais alta condecoração concedida pelo IASC. A solenidade de entrega da honraria foi realizada no plenário da sede da Seccional, em Florianópolis.
Os comendadores do IASC que estavam presentes no evento, Ricardo José Rosa e Susana Pretto, conduziram a homenageada à frente do plenário para que ela recebesse a comenda das mãos do presidente do instituto, Gilberto Lopes Teixeira.
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, fez uma saudação especial às comendadoras do IASC e destacou a influência da trajetória da advogada homenageada para tantas outras mulheres que integram o Sistema OAB.
O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, também prestou depoimento ressaltando a importância do legado da mais nova comendadora do Instituto.
A sessão solene foi prestigiada por diversas autoridades do Sistema OAB, do Instituto, lideranças da advocacia, magistrados, familiares e amigos.
Sobre a homenageada
Elza Galdino é natural de Curitiba, mas vive em Florianópolis desde 1982. Chegou à capital no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. E comemora aniversário no mesmo dia que Florianópolis, 23 de março. Foi em Santa Catarina que se aposentou como servidora pública estadual. De novembro de 1992 a 16 de janeiro de 2012, ocupou cargos de assessoria em secretarias estaduais, Procuradoria-Geral do Estado e Tribunal Administrativo Tributário. Em dezembro de 2004, formou-se em Direito pela Unisul, instituição onde também cursou pós-graduação e, em julho de 2010, tornou-se especialista em Direito Público com habilitação para o Magistério.
Quem foi Conselheiro Mafra
Manoel da Silva Mafra, que nomeia a comenda atribuída a personalidades da advocacia que contribuem com a classe na preservação e valorização da profissão, é mais conhecido por Conselheiro Mafra. Com formação em Direito, foi jurista, jornalista e escritor. Também foi eleito deputado da Assembleia Legislativa Provincial de Santa Catarina para cinco legislaturas e deputado geral do Império por Santa Catarina por outras duas legislaturas. Nascido em 12 de outubro de 1831 em Desterro, atual Florianópolis, faleceu em 11 de março de 1907, no Rio de Janeiro.
Com informações da Assessoria de Imprensa do IASC.
Fotos: Fernando Mendes.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC