A OAB Santa Catarina marcou presença na Solenidade de Instalação da Ouvidoria da Mulher na Justiça Federal de Santa Catarina, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o fortalecimento da advocacia na atuação em casos de violência de gênero. Representando o presidente da Seccional, Juliano Mandelli, esteve a vice-presidente Gisele Kravchychyn. A diretora de Educação Jurídica da Seccional, Helena Paschoal Pitsica e os ouvidores-gerais, Erivelton Filetti e André Barreto, também estiveram presentes no evento, que ocorreu nesta quinta-feira (13), no auditório da Justiça Federal, em Florianópolis.
A nova Ouvidoria da Mulher representa um avanço na estruturação de canais institucionais de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência na 4ª Região. Alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa amplia as ferramentas para que advogados e advogadas possam atuar com mais efetividade na defesa dos direitos das mulheres, garantindo um ambiente mais seguro para denúncias e orientações jurídicas.
Para a vice-presidente da OAB/SC, Gisele Kravchychyn, a instalação da Ouvidoria fortalece a rede de apoio e cria oportunidades para que a advocacia esteja ainda mais presente no combate à violência de gênero. “Essa iniciativa representa um avanço essencial para que as mulheres tenham um espaço seguro para denunciar e buscar apoio. A OAB/SC segue atuando ativamente para fortalecer os direitos das mulheres e garantir que a advocacia tenha os meios necessários para prestar assistência qualificada e humanizada”, destacou.
Além da solenidade, a programação contou com a palestra “Comunicação Não Violenta”, ministrada por Carolina Nolan, abordando estratégias para promover diálogos mais empáticos e eficazes na solução de conflitos, tema fundamental tanto para a advocacia quanto para a proteção das mulheres.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC