Na tarde desta quinta-feira (3), o auditório da OAB Santa Catarina foi palco do workshop “Práticas e Vivências em Enfrentamento ao Tráfico Humano: A Experiência Americana”, promovido pelo Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em Santa Catarina. O evento é organizado pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), em parceria com a Ordem catarinense, Polícia Federal, Defensoria Pública, TRT/PETE+, Defensoria Regional de Direitos Humanos da DPU, FONTET, ABIN, Pastoral do Migrante de Santa Catarina e Cáritas Brasileira, Regional de Santa Catarina.
Na ocasião, a OAB/SC e a presidente Cláudia Prudêncio foram representadas pelo coordenador de Relacionamento com a Justiça do Trabalho da Seccional, Ricardo Corrêa Júnior.
“É uma honra receber todos e todas na Casa da Advocacia Catarinense para um trabalho tão importante neste fórum de enfrentamento ao tráfico de pessoas, uma prática odiosa, a qual é difícil acreditar que ainda existe nos dias de hoje. Estar aqui, reunido, com diversas entidades, trabalhando no enfrentamento a essa prática, para que, se não conseguirmos evitar, saibamos tratar da forma correta esse tipo de situação”, destacou o coordenador de Relacionamento com a Justiça do Trabalho da Seccional, Ricardo Corrêa Júnior.
O evento abordou técnicas de identificação e resposta ao tráfico de pessoas, além de fornecer tecnologias para apoiar as forças policiais, tendo como objetivo capacitar profissionais da rede de atendimento às vítimas de tráfico humano e instituições envolvidas no combate à prática, incluindo policiais civis e militares que poderão atuar como multiplicadores do conhecimento.
A programação contou ainda com uma oficina de estudo de casos práticos de tráfico de pessoas, abordando seus desdobramentos e o fluxo de atendimento às vítimas e palestras de membros da ONG americana “The Exodus Road", conhecida internacionalmente por seu trabalho no combate ao tráfico de pessoas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC