A segunda Sessão Ordinária do Conselho Pleno de 2023 ocorreu na manhã desta sexta-feira (17), no Plenário da sede da OAB Santa Catarina. No encontro, conselheiros e conselheiras estaduais da Seccional reuniram-se para solucionar demandas e avançar com melhorias.
Na ordem do dia, foi aprovada a Ata da Sessão Ordinária referente ao mês de fevereiro de 2023, além de serem tratadas questões internas da Ordem. Também foram apresentados aos conselheiros os feitos mais recentes da Seccional.
O encontro foi conduzido pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, que apresentou um dos grandes feitos no mês da Mulher, pela Seccional: a inauguração da primeira sala da OAB Por Elas. “Para que pudéssemos comemorar diferente do que havia sido feito, nós optamos por inaugurar a primeira sala da OAB Por Elas, nós ganhamos 22 salas nas delegacias de Polícia. Isso é ir além de falar da violência em todos os âmbitos, temos que também trazer algo concreto e vamos terminar a gestão com 30 salas, mostrando que nosso trabalho é para a advocacia catarinense e para a sociedade”, afirmou Cláudia.
Ainda no início do evento, o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, aproveitou para lembrar de um evento que será realizado na próxima semana, no mês da mulher. “Durante este mês tão significativo e importante, que é o mês da mulher, nós teremos na próxima semana, a realização do Colégio de Presidentes de Seccionais, sendo o primeiro a ser sediado e capitaneado por uma mulher advogada, para continuarmos a fazer história com mulheres na liderança”.
O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC), Juliano Mandelli, falou sobre o trabalho da instituição para com os profissionais. “Nossa Caixa de Assistência é referência nacional, nossos projetos são copiados por outras seccionais, nossas campanhas, mostrando que estamos no caminho certo”, reiterou Juliano.
Lançamentos
Antes do encerramento, foi apresentada aos conselheiros e conselheiras a XIX Conferência Estadual da Advocacia. Com o tema “Advocacia em Transformação: Desafios para o Empreendedorismo, Inovação e Valorização Profissional”, o encontro reunirá mais de 150 palestrantes, além de conferências magnas com Leandro Karnal e Samer Agi. Mais informações: www.oabsc.com/conferencia.
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, ressaltou a importância da realização de eventos como esse no calendário da Ordem. “A XIX Conferência Estadual da Advocacia será um evento grande e muito bem pensado e preparado para toda a advocacia catarinense. Vamos seguir sendo referência no País, pois são eventos como esse que promovem relevantes debates e reflexões”, afirmou.
“A conferência é a maior assembleia da advocacia do Estado, mais do que um grande congresso, é um momento de celebração e encontro. Vamos abordar o Direito dentro do contexto da tecnologia e inovação, por isso a programação dessa edição é marcada, principalmente, pelo dinamismo e temas que abarcam todas as áreas da nossa profissão. O nosso objetivo é que os profissionais saiam da conferência melhores do que chegaram”, pontuou Pedro Miranda, coordenador científico da Conferência.
O secretário-geral adjunto da OAB/SC, Thiago Degasperin, também realizou o lançamento oficial da campanha “Publicidade em Ordem” aos conselheiros e conselheiras. “Nessa campanha, nós iremos orientar sobre a fiscalização, sobre como é adequado agir. A campanha Publicidade em Ordem é exclusivamente orientativa”, reiterou o secretário.
O objetivo dessa campanha é que as redes sociais sejam padronizadas e orientadas para o Marketing Jurídico de forma condizente com o exercício da advocacia, de acordo com os preceitos do Código de Ética e do Estatuto da Ordem.
O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC (ESA/SC), Douglas Anderson Dal Monte, aproveitou o momento de reunião com o Conselho, para trazer números de 2022 e novos cursos que serão realizados pela Escola, reafirmando que o trabalho da ESA/SC é para todos, com cursos de forma online, presencial e hibrída.
Também foi apresentado pela conselheira federal da OAB Nacional, Rejane Sánchez, o “Projeto Carreiras”, lançado durante o Conselho Pleno de Belo Horizonte (MG). O projeto tem como finalidade preparar mulheres para ocupar cargos de liderança.
“Esse é um projeto inovador, que propiciará às advogadas toda uma rede de cursos e de formação para o fortalecimento das carreiras. Desde facilitação em marketing, facilitação em gestão, como o próprio conhecimento do sistema da OAB. É um projeto que pretende atender o Brasil inteiro, por meio das Comissões de Mulher”, explicou Rejane.
Participaram do evento
Douglas Anderson Dal Monte, diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC); Caroline Rasmussen, diretora tesoureira adjunta da OAB/SC; Thiago Degasperin, secretário-geral adjunto; Maria Terezinha Erbs, secretária-geral; Herta de Souza, vice presidente da CAASC; conselheiros estaduais e suplentes; conselheiros e membros honorários vitalícios; e conselheiros federais.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC