A Seccional catarinense prestigiou, na manhã desta quinta-feira (28), a Solenidade de abertura do Seminário "Questões Étnicos-Raciais na Perspectiva da Interseccionalidade de Gênero e Raça". O evento ocorreu na Sala de Sessões Ministro Teori Zavaski, no TJSC, em Florianópolis. Representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve Marcia Lamego, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC.
O Seminário tem como objetivo promover uma profunda reflexão, além de possibilitar construtivos debates a respeito das questões étnico-raciais, de gênero e diversidade, utilizando-se de tais categorias como ferramentas para compreender as diversas formas de discriminação, opressão, preconceitos e racismo estrutural. O evento contou ainda com a apresentação de painéis, palestras e rodas de conversas para fomento de discussões e debates. A programação segue durante a manhã de sexta-feira (29).
"Um grande evento realizado pelo TJSC e que nos traz profundas reflexões, as quais são extremamente necessárias. Muito mais do que refletir, precisamos também discutir esses temas e questões. Só por meio da escuta e do diálogo é que poderemos criar mecanismos de fato, que irão contribuir para o próprio entendimento de questões étnico-raciais e de gênero do indivíduo. Pelo entendimento dos indivíduos, iniciaremos um processo de mudança na sociedade", destacou Marcia Lamego, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC.
O Seminário "Questões Étnicos-Raciais na Perspectiva da Interseccionalidade de Gênero e Raça" é uma realização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio da Academia Judicial, em parceria com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC