Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Tribunal Regional do Trabalho, da 12ª Região, promoveu, na tarde de ontem, sexta-feira (22), o evento "Dia da Consciência Negra: O Papel do Judiciário na Promoção da Igualdade Racial". A programação ocorreu de forma híbrida, no Plenário do TRT/SC e on-line pela plataforma Youtube. Representando a OAB/SC, esteve Marcia Lamego, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC.
O objetivo do encontro visa a promover a valorização e visibilidade da cultura afro-brasileira, por meio de expressões artísticas que retratem a resistência, a ancestralidade e as contribuições dos povos negros para a formação da sociedade brasileira. O evento traz ainda palestras e oficinas que promoverão reflexões sobre questões de identidade, racismo, desigualdade social, inclusão e equidade racial, alusivas ao Mês da Consciência Negra.
"Muito interessante toda a programação realizada pelo TRT12. Que o Dia da Consciência Negra - muito mais do que prestar homenagens e reconhecimento - também nos cause uma profunda reflexão como indivíduos e sociedade. O racismo estrutural e o institucional existem, acontecem no cotidiano, de forma velada e atingem uma grande parcela da população negra, independente do papel que ela exerça na sociedade. Parabéns ao TRT pela grande iniciativa", destacou Marcia Lamego, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC.
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra marca a luta contra a opressão histórica vivenciada por pessoas negras, sendo uma data simbólica de grande relevância para a realização de ações de conscientização, pelo Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-12.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC