A Seccional catarinense compareceu, na tarde desta terça-feira (26), na cerimônia de homenagem ao Programa Novos Caminhos 2024 - Regional Foz do Rio Itajaí. O evento ocorreu no Fórum do município, no centro da cidade; representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve Marcos Emerson Krzisch, Secretário-geral adjunto da Subseção de Balneário Camboriú.
Foi um momento repleto de emoção, alegrias, reconhecimento e homenagens para os jovens, numa cerimônia que marca o encerramento das atividades e trabalhos do ano de 2024. As honrarias foram destinadas aos jovens que conseguiram inserir-se no mercado de trabalho e tiveram destaque nos cursos, além das empresas parceiras que promoveram novas vagas de emprego, atuaram nos serviços de acolhimento e equipe técnica e os interlocutores locais do Tribunal de Justiça.
"O Programa Novos Caminhos, além de devolver dignidade e direitos básicos usurpados desses jovens, passa a ser uma iniciativa essencial para a transformação e inclusão social desses indivíduos e promover uma verdadeira mudança em suas vidas. A partir disso, o projeto passa então a possibilitar oportunidades reais para os jovens que mais precisam e caminha numa direção de contribuição para uma sociedade mais acessível e justa. Que as homenagens realizadas aqui no dia de hoje fomentem a esperança de novas e incríveis trajetórias, levando esperança em um futuro e carreiras promissoras", explica Marcos Emerson Krzisch, Secretário-geral adjunto da Subseção de Balneário Camboriú.
Sobre o Programa Novos Caminhos
Em parceria com a OAB/SC, o programa tem como propósito o desenvolvimento das potencialidades e a promoção da autonomia de crianças e adolescentes com mais de seis anos, que estão ou estiveram sob medida protetiva de acolhimento. O objetivo é proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta marcada pela qualidade e dignidade.
Ao aderirem ao programa, os jovens recebem acompanhamento individualizado e são direcionados para programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Iniciado em Chapecó, em 2013, o programa facilitou mais de 13 mil matrículas em cursos profissionalizantes ao longo de uma década, evidenciando um compromisso consistente com o desenvolvimento educacional e profissional desses jovens.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC