Nesta segunda-feira (16), a OAB Santa Catarina marcou presença na Solenidade de Posse de Ronaldo Francisco, como Defensor Público-Geral, e Thiago Burlani Neves, como Subdefensor Público-Geral, ambos para o biênio 2024/2026. O evento ocorreu no Auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e contou com a presença da presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio. O evento reuniu diversas autoridades, representantes do sistema de justiça catarinense e lideranças.
“A Defensoria Pública tem uma missão essencial na garantia do acesso à justiça, e, sem dúvida, seu papel é fundamental para o equilíbrio e a efetivação do sistema de justiça como um todo. Temos convicção de que o biênio 2024/2026 será marcado por grandes avanços, liderados com competência e dedicação por Ronaldo e Thiago, em prol daqueles que mais precisam de assistência jurídica. Tenham a OAB Santa Catarina a sua casa e a sua parceira para tudo o que precisar! Que parceira com a Defensoria Pública do Estado Santa Catarina alcance tantas outras conquistas e que possamos fazer uma grande parceria pelo nosso estado”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Certamente criaremos juntos os caminhos que levam as difíceis, complexas, porém não inalcançáveis soluções dos nossos problemas comuns ligados direta e indiretamente a levar justiça a quem mais dela precisa”, afirmou o Defensor Público-Geral, Ronaldo Francisco.
”Podem contar com o Poder Executivo em tudo aquilo que lhes for possível. O doutor Ronaldo foi o Defensor Público mais votado na lista e isto também representa uma grande responsabilidade de vocalizar aquilo que os defensores públicos esperam, querem e desejam. E isso aqui foi dito com muita propriedade que os defensores públicos são a voz de quem não tem voz e o Defensor Público-Geral é a voz desses que fala em nome dos outros. Então ele é uma voz potencializada", ressaltou o Procurador-Geral de Santa Catarina, Márcio Vicari.
”A Defensoria Pública é um órgão absolutamente necessário e indispensável ao Estado Democrático de Direito e dizer a todas e todos o respeito e o carinho que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina tem, particularmente a minha pessoa, pelas Defesoras e pelos Defesores Públicos. Eu sou um apaixonado pelo trabalho que vocês exercem!”, ressaltou o 2º vice-presidente do TJSC, Júlio César Machado Ferreira de Melo.
Sobre os empossados
Ronaldo Francisco é graduado em Direito, com especializações em Direito Penal, Processo Penal, Civil e Processo Civil, além de estar em formação no curso de Administração. Antes de ingressar na carreira jurídica, atuou como mecânico e servidor público estadual e federal. Desde 2013, é Defensor Público e presidiu a ADEPESC entre 2013 e 2015. Também exerceu o cargo de Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, entre 2016 e 2018.
Thiago Burlani Neves é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e Defensor Público em Santa Catarina desde 2013. Possui especializações em Direito Ambiental (2011) e Direito Constitucional (2013), além de ter concluído o Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2018. Entre suas funções de destaque, foi Membro Eleito do Conselho Superior da Defensoria Pública (2016-2018 e 2022-), Subcorregedor-Geral (2018) e Corregedor-Geral da Defensoria Pública de SC (2018-2020), além de Membro Nato do Conselho Superior (2018-2020).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC