A Justiça Eleitoral realiza auditorias das urnas eletrônicas e dos sistemas utilizados nas eleições, em diferentes momentos, incluindo dois importantes testes no dia da votação: o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade. Neste sábado (5), as urnas a serem auditadas foram sorteadas entre todas as seções eleitorais do estado, em cerimônia pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O evento contou com a participação de Fernando Monguilhott, Membro Consultivo da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, que representou a Seccional e a presidente da Ordem, Cláudia Prudêncio.
As auditorias são realizadas em urnas prontas para uso nas seções eleitorais, sorteadas em cerimônia pública realizada na véspera da eleição. O Teste de Integridade, antigo "Votação Paralela", simula uma votação comum com fiscalização, seguindo todo o processo de uma seção eleitoral, desde a emissão da zerésima até o Boletim de Urna. Além disso, oito urnas são sorteadas para o Teste de Autenticidade, em que os equipamentos e sistemas são verificados nas seções antes da votação.
"A participação da OAB/SC no processo de auditoria e verificação da autenticidade e integridade das urnas eletrônicas reforça o compromisso da advocacia catarinense com a transparência e a segurança do processo eleitoral. A cerimônia pública realizada na ALESC é mais uma etapa de comprovação da segurança das urnas para garantir que o pleito ocorra de forma justa, com a confiança de que todos os sistemas estão funcionando corretamente. Nossa presença aqui assegura a fiscalização necessária, assim como a confiança da sociedade na legitimidade das eleições", disse o Membro Consultivo da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, Fernando Monguilhott.
Do total de 16.639 urnas eletrônicas em uso nas seções catarinenses, 27 serão sorteadas para o Teste de Integridade. Elas são enviadas à Capital e novas urnas de contingência são preparadas para substituí-las nas votações municipais. Nas Eleições Municipais de 2024, o Teste de Integridade acontecerá neste domingo de votação, dia 6 de outubro, a partir das 8h. Do total de urnas sorteadas, 25 passarão pelo procedimento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). As outras duas urnas serão auditadas na Escola de Educação Básica Prof. Henrique Stodieck, localizada em frente ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC