Durante a manhã desta sexta-feira (6), a OAB Santa Catarina esteve presente no Seminário Programa Trabalho Seguro e o Setor da Fruticultura da Maçã, na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em Lages. O presidente da Subseção local, Marco Antônio Souza Arruda, participou do evento representando a Seccional e a Ordem catarinense. O evento contou também com a presença do gestor regional do PTS no estado, desembargador do TRT-SC Cesar Luiz Pasold Júnior, além do desembargador Cláudio Cassou Barbosa e do juiz do trabalho Marcelo Caon Pereira, ambos do TRT-RS.
Durante o seminário, foram discutidos temas como a relação entre segurança do trabalho e direitos humanos, e questões relacionadas à cadeia produtiva da fruticultura, com foco na Agenda 2030 da ONU. Além disso, foram abordadas boas práticas e a proteção de trabalhadores em migração temporária.
"Como advogado e filho de um produtor de maça vejo que este encontro é fundamental para aprofundarmos o debate sobre a segurança no trabalho, assegurando que os direitos dos trabalhadores sejam preservados, enquanto fortalecemos uma área tão vital para a economia local. O cultivo da maçã não apenas impulsiona a nossa economia, mas também sustenta muitas famílias. Pessoas migram de diferentes regiões na época da colheita para complementar a mão de obra local. Por isso, é crucial que busquemos soluções conjuntas para garantir um ambiente de trabalho seguro e digno para todos os envolvidos, bem como que façamos um trabalho de conscientização e prevenção junto aos empregadores", disse o presidente da Subseção de Lages, Marco Antônio Souza Arruda.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC