A OAB Santa Catarina promoveu o II Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada que reuniu presidentes das comissões das Subseções catarinenses. A programação reforça a atenção da atual gestão da OAB/SC com a advocacia feminina no Estado. O evento ocorreu nesta quinta-feira (9), no plenário da Seccional, em Florianópolis.
Cláudia Prudêncio, primeira mulher eleita em 90 anos de história da OAB/SC, destacou a importância da iniciativa das ações desenvolvidas por mulheres dentro da Seccional durante a abertura da programação. “O objetivo do evento é estimular que mulheres continuem assumindo cargos e posições de lideranças em todos os setores da nossa OAB. Somos capazes. Com isso, vamos tecer uma verdadeira rede de apoio para cuidarmos umas das outras”, sublinhou Cláudia Prudêncio em sua fala inicial.
Prudêncio deu ênfase no projeto OAB Por Elas, uma iniciativa da Seccional catarinense e tem o objetivo de oferecer amparo gratuito às mulheres hipossuficientes em situação de violência. O atendimento é realizado por advogadas voluntárias a partir do registro do Boletim de Ocorrência.
O presidente da CAASC, Juliano Mandelli, anunciou a resolução que cria o auxílio financeiro para mulheres advogadas vítimas de violência doméstica. “Estamos oferecendo mais esse apoio às nossas irmãs de ordem. Todas elas podem contar com a CAASC e com a OAB/SC para uma verdadeira rede de proteção”, concluiu.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC, Karen de Pauli Nascimento ressaltou que “os projetos apresentados hoje combatem situações que muitas de nós vivenciamos ao longo das nossas trajetórias de vida e carreiras profissionais. Sejamos o apoio, não percamos os valores e mantenhamos os nossos princípios”, asseverou Karen.
Karen destacou ainda o empreendedorismo durante II Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada, onde foi lançado a 2ª edição do Projeto Transmutando desenvolvido pelo Sebrae que direciona às advogadas sobre criação do próprio negócio.
Lançamento – Na oportunidade a presidente, Cláudia Prudêncio, assinou a portaria que cria a Comissão OAB por Elas, que será presidida pela advogada Patrícia Nicodemos.
A comissão irá trabalhar junto à Polícia Civil de Santa Catarina em conjunto com as Comissões do Sistema OAB/SC para reduzir casos de violência doméstica no Estado por meio de ações socioeducativas com estudantes do ensino médio.
A nova comissão temática da OAB/SC é inspirada no projeto OAB Por Elas, criado em 2018 na Subseção de Balneário Camboriú. A Seccional promoveu a estadualização da iniciativa com intuito de ampliar as ações para todo o Estado de Santa Catarina.
Palestra – As advogadas que participaram do evento puderam assistir às palestras sobre o protagonismo feminino na advocacia. Temas ligados ao Empreendedorismo, Inovação e Inteligência Artificial foram debatidos durante palestra da Alessandra Matos – advogada e professora da UniCuritiba e da pós-graduação da FAE Business School, que ao final foi homenageada pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
O evento que reuniu representantes das Comissões da Mulher de todo o Estado, norteará as ações conjuntas a serem desenvolvidas nos próximos meses reuniu ainda a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza; a coordenadora adjunta das comissões da OAB/SC, Lidiane Feijó; a presidente do TED, Luciane Mortari; o diretor financeiro da Sicoob Advocacia, Marco Mendes Sbissa; a presidente da Subseção de Joaçaba, Janaina Baréa Corbári; e a vice-presidente da ESA, Vanessa Barcelos.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC