Na noite da última quarta-feira (19), a OAB/SC esteve presente na solenidade de instalação do Ponto de Inclusão Digital, em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. O evento ocorreu no Fórum da Comarca, representando a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, esteve o presidente da Subseção de Rio do Sul, Rui Cesar Voltolini.
"Mais uma instalação de Ponto de Inclusão Digital, agora no município de Rio do Oeste. Feliz em poder participar de mais um evento como este e representar a presidente Cláudia Prudêncio e a Seccional catarinense. Certamente que os PIDs facilitam a atuação dos profissionais da advocacia, além de atender melhor à população catarinense. A tecnologia é uma grande aliada pela igualdade de direitos e oportunidades para todos e aqui não poderia ser diferente", explicou o presidente da Subseção de Rio do Sul, Rui Cesar Voltolini.
O que é o PID?
O Ponto de Inclusão Digital faz parte do programa 'Justiça Mais Perto' do Poder Judiciário e tem o objetivo de levar acesso dos serviços disponibilizados pela Justiça à população. São ambientes projetados e equipados especialmente para realização de atos processuais de forma remota, com a utilização de sistemas de videocoferência, o que contribui para celeridade e eficiência de processos ao reduzir custos e otimizar recursos. Todos os atendimentos são feitos pelo Balcão Virtual. Os PIDs promovem inclusão digital no contexto jurídico, com o objetivo de garantir que qualquer cidadão tenha acesso ao Poder Judiciário, independente de localização geográfica e condição socioeconômica.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC