A atuação da OAB Santa Catarina ganhou destaque nacional durante o XXII Encontro Nacional da Jovem Advocacia, realizado em Maceió (AL), entre os dias 15 e 17 de outubro. Em sua palestra, o presidente Juliano Mandelli apresentou iniciativas conduzidas pela Seccional, entre elas a Ação Civil Pública (ACP) contra plataformas digitais utilizadas em golpes do falso advogado e o projeto de anonimização de magistrados, que resultou na alteração da regra do “juiz sem rosto” pelo TJSC, a partir de pleito da OAB/SC.
As medidas foram destacadas como exemplos de atuações institucionais da Seccional catarinense, voltadas à proteção da advocacia e ao fortalecimento da confiança social na Justiça.
Mandelli também abordou o tema “A formação de líderes na advocacia”, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas, emocionais e políticas relacionadas ao exercício da liderança profissional.
Ele ressaltou que o domínio do conhecimento jurídico e a atualização constante são fundamentais, mas que outras competências são igualmente necessárias para uma gestão eficiente e equilibrada.
O controle emocional, por exemplo, é essencial para lidar com a pressão e os conflitos cotidianos da advocacia, especialmente em posições de liderança. Outro ponto destacado foi a visão política, associada à capacidade de articulação e ao papel de representação dentro da comunidade jurídica.
“Para ser uma liderança na advocacia, é preciso combinar o aprimoramento técnico com a capacidade emocional e a visão política do mercado”, afirmou Mandelli.
Durante a exposição, o presidente também anunciou que a próxima Conferência Estadual da Advocacia Catarinense será realizada em Balneário Camboriú, reunindo profissionais de todo o Estado, em 2026, para debater os principais temas da advocacia contemporânea.
Programação do evento
O XXII Encontro Nacional da Jovem Advocacia teve como objetivo promover a capacitação e o intercâmbio de experiências entre jovens advogadas e advogados de todo o país, reunindo diversas áreas do Direito e abordando o desenvolvimento de soft skills aplicadas ao exercício profissional.
Mandelli participou, na quarta-feira (16), do painel sobre habilidades técnicas, emocionais e políticas necessárias à formação de lideranças. O evento contou com cerca de 250 painéis, que trataram de temas como administração pública, superexposição midiática, raça, gênero e classe, diversidade, violência de gênero, uso de inteligência artificial e novas tecnologias, atuação em presídios e preservação ambiental.
Entre os presentes, também estiveram os dirigentes da OAB Santa Catarina: o conselheiro federal e coordenador nacional das comissões, Rafael Horn, a diretora de Iniciação Profissional, Isadora Barth, o diretor de Assuntos Penais, Guilherme Araújo, a conselheira estadual Jaqueline Marinho, a presidente da Comissão Estadual da Jovem Advocacia, Maria Eduarda Passos da Silva, a diretora de Inovação e Tecnologia da CAASC, Clarissa Medeiros e Rafael Pierozan, presidente da OAB Balneário Camboriu, que representaram a Seccional e reforçaram o protagonismo catarinense na promoção da advocacia jovem.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


