Na data de hoje (25), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo, uma data de conscientização para reforçar a importância do respeito, inclusão e combate a qualquer forma de discriminação. A OAB Santa Catarina, em apoio à campanha da Associação Nacional de Pessoas com Nanismo (ANNABRA), iluminou a fachada da Seccional na cor verde, reafirmando seu compromisso com a luta por igualdade e inclusão.
Sobre a condição genética
O nanismo é uma condição caracterizada por uma alteração no crescimento ósseo, resultando em estatura significativamente menor em comparação à média da população da mesma idade e gênero. No Brasil, o nanismo foi oficialmente reconhecido como deficiência em 2004, por meio do Decreto 5.296/04, que assegurou uma série de direitos voltados à inclusão e acessibilidade para essas pessoas. Estima-se que existam cerca de 250 mil pessoas com nanismo no mundo.
A OAB/SC se posiciona firmemente contra qualquer tipo de discriminação, reforçando seu papel na busca dos direitos humanos e na defesa da igualdade. Convidamos toda a advocacia catarinense e a sociedade a aderirem a esta causa, promovendo a conscientização e o respeito, juntos pela construção de uma sociedade mais inclusiva.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC