No dia 1º de dezembro, Florianópolis será palco da 7ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil, que conta com o apoio da OAB/SC. O evento contará com a participação de lideranças, organizações e cidadãos que se unem na luta contra a violência de gênero, buscando conscientizar e fortalecer a mobilização pela luta contra essa grave violação dos direitos humanos. A concentração acontecerá a partir das 10h, no coreto da Ponte Hercílio Luz.
Sobre a caminhada
A caminhada é uma ação anual realizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, desde 2017, em diversas localidades do Brasil e do exterior, com o objetivo de mobilizar e unir a sociedade civil em torno do combate à violência contra mulheres e meninas, sendo um marco que consolida o amplo trabalho de conscientização e prevenção dessa causa.
Violência no Brasil
O ano de 2024 tem sido marcado por um aumento nos casos. A Justiça brasileira registrou, nos primeiros cinco meses do ano, 380.735 ações judiciais relacionadas à violência contra a mulher. O feminicídio, a forma mais extrema dessa violência, teve um aumento de 0,8% entre 2022 e 2023. As agressões no contexto de violência doméstica também apresentaram crescimento, com 9,8% a mais de casos, totalizando 258,9 mil ocorrências. Além disso, o stalking, caracterizado pela perseguição insistente, registrou 77.083 casos em 2023, um aumento em relação aos 57.294 ocorridos no ano anterior. Esses números refletem o alarmante crescimento da violência contra as mulheres no país, evidenciando a urgência de medidas para a proteção e erradicação desse ciclo de agressões.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC