Na manhã desta quarta-feira (28), a Comissão Estadual OAB Vai à Escola, em parceria com a Comissão Estadual de Direito Tributário, realizou a primeira visita do projeto "Educação Financeira e Tributária" para cerca de 50 crianças e adolescentes no Colégio Cruz e Sousa, em Florianópolis. A iniciativa busca introduzir conceitos fundamentais de finanças e tributos para jovens, capacitando-os a lidar com planejamento financeiro, poupança e responsabilidades fiscais, de forma prática e acessível.
Nesta visita inaugural, os alunos participaram de atividades educativas e interativas que promoveram o entendimento básico sobre educação financeira e tributária. A ação foi conduzida pela presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Alessandra Carioni; por Pedro Muniz, membro da Comissão de Direito Tributário, representando o presidente da Comissão, André Lemos; pela diretora da ESA/SC de Direito Tributário, Silvia Varella; com a participação da contadora e economista Maria Cláudia Hoepers; e pela diretora do Colégio Cruz e Sousa, Juliana Kalfetz. Com essa primeira atividade, o projeto deu início a uma série de visitas escolares, com o objetivo de impactar positivamente a vida dos jovens catarinenses, preparando-os para um futuro mais consciente e responsável financeiramente.
"Nosso objetivo é proporcionar a esses jovens ferramentas que lhes permitam entender e gerenciar melhor suas finanças, incentivando o planejamento financeiro e a poupança desde cedo. Hoje demos um importante passo com a realização da primeira visita no Colégio Cruz e Sousa, aqui em Florianópolis. Para nós da OAB Vai à Escola é um privilégio contribuir com a formação dessas crianças e adolescentes, trazendo conhecimento fundamental sobre finanças e tributos de forma prática e acessível. Acreditamos que a educação financeira é um pilar essencial para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável", enfatizou a presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Alessandra Carioni.
"Transmitir conhecimentos sobre finanças e tributos a esses jovens é mais do que ensinar números, é empoderá-los com habilidades práticas que serão valiosas para toda a vida. Ao capacitarmos essas crianças e adolescentes, estamos promovendo uma cultura de responsabilidade financeira e cidadania", disse a diretora da ESA/SC de Direito Tributário, Silvia Varella.
"Esta iniciativa é um marco importante na nossa missão de aproximar o conhecimento jurídico da sociedade, começando pelos jovens. Ao introduzir esses temas de forma acessível e prática, plantamos a semente de uma educação que vai muito além da sala de aula, impactando diretamente a vida pessoal e profissional desses jovens. Ver o entusiasmo e a participação ativa dos estudantes nos dá a certeza de que estamos no caminho certo", destacou o membro da Comissão de Direito Tributário, Pedro Muniz.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC