Na manhã desta sexta-feira (4), a advocacia de São Francisco do Sul celebrou uma importante conquista. A nova sala de apoio no Presídio Regional já está à disposição dos(as) advogados(as) da região, oferecendo uma estrutura moderna e melhores condições de trabalho para o exercício da advocacia criminal. A cerimônia de inauguração foi conduzida pela diretora tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen, que representou a Seccional e a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, com a presidente da Subseção de São Francisco do Sul, Nazira Maria Mattar Ferraz e ao presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Essa é a primeira vez que o Presídio Regional de São Francisco do Sul conta com um espaço dedicado exclusivamente para a advocacia, proporcionando mais conforto e funcionalidade para os profissionais da região. A nova sala está equipada com computador, impressora, acesso à internet, ar-condicionado, mesas e cadeiras, armário e um banheiro privativo.
“A gente sabe que a advocacia criminal é a ponta da lança e a inauguração dessas salas faz a nossa gestão ser a gestão que tira os sonhos do papel. Sem a parceria orçamentária da Caixa de Assistência dos Advogados, nada dessas entregas seriam possíveis, então, se hoje a gente tem mais de 24 salas revitalizadas ou entregas em complexos, 47 salas em delegacias e mais os inúmeros parlatórios que nós instalamos ou revitalizamos, isso visa à busca da defesa de prerrogativas e tem a ver diretamente com o exercício da profissão. São Francisco do Sul merece esse espaço e que seja muito bem aproveitado!”, afirmou a tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussem.
"É um orgulho grande estarmos aqui hoje para entregar essa nova sala de apoio à advocacia de São Francisco do Sul e de toda a nossa região. Esse espaço representa muito mais do que uma estrutura física; ele simboliza o reconhecimento da importância do trabalho que realizamos e a valorização de cada advogado e advogada que atua, muitas vezes, em condições desafiadoras no exercício da defesa e da justiça. Agradeço profundamente à presidente Cláudia Prudêncio e à administração do presídio por terem abraçado essa causa e tornado esse projeto realidade", salientou a presidente da Subseção de São Francisco do Sul, Nazira Maria Mattar Ferraz.
“Este é um momento histórico, a realização de um grande sonho: trazer mais dignidade à advocacia criminal da Subseção de São Francisco do Sul. Sabemos o quanto espaços como esse são fundamentais, tanto para nós, advogados, quanto para a Polícia Penal, pois estamos todos aqui com um único propósito: trabalhar. A união é essencial para garantir a dignidade no exercício da profissão, e esse é o compromisso da OAB/SC e da CAASC — levar a nossa gestão para todas as regiões do estado, interiorizando e proporcionando estruturas como essa por todo o território de Santa Catarina,” destacou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
“Este é um momento especial para todos nós. Estamos de portas abertas para os(as) advogados(as) e, juntos, temos a oportunidade de somar esforços em uma luta comum. O que antes era um sonho no papel, hoje se concretiza, e me sinto extremamente feliz por ter contribuído para que isso se tornasse realidade,” declarou o diretor do Presídio de São Francisco do Sul, Lamartine Fernandes.
“Como servidores públicos, nossa missão é prestar um atendimento de qualidade a todos, seja para os(as) advogados(as) ou para os internos que estão sob nossa custódia. Temos o dever e a honra de desempenhar nosso papel com excelência, indo além das nossas obrigações e sempre buscando manter um relacionamento respeitoso e cordial com todos. A parceria entre a advocacia e a Polícia Prisional e Penal é de longa data e tem atravessado gerações, tenho certeza de que essa colaboração continuará forte por muitos anos,” ressaltou o Superintendente Regional do Norte da Polícia, Efraym Falcão.
Para ser utilizada, os advogados e advogadas apenas devem se identificar na entrada do Presídio, não sendo necessário agendamento. O Presídio de São Francisco do Sul fica localizado na Estrada Geral da Pedreira, bairro Miranda.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC